5 sinais de que você escolheu o curso certo

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Escolher um curso universitário não costuma ser uma tarefa fácil, pelo menos para a maioria das pessoas. Por isso, se você já se perguntou se está fazendo a graduação certa, não se preocupe, é uma dúvida que quase todos os jovens têm em algum momento da vida — até mesmo depois de formados.

Confira cinco sinais de que você está onde deveria. 

1. Você se identifica com colegas e profissionais da área

Se você consegue conversar sobre os assuntos que envolvem seu curso e sua área de atuação, já começou bem. É importante se sentir “entre os seus”, no grupo certo, quando conversa com os colegas de faculdade.

Mesmo que você não se dê bem com o pessoal da turma, sentir aquela inspiração quando fala com professores ou profissionais mais experientes no ramo é também um bom sinal. A questão é perceber que há espaço para você na área de atuação. 

2. Você se anima quando fala do curso para alguém

O que você sente quando fala sobre a graduação com colegas ou familiares? Se é algo bom, provavelmente está no curso certo. (Fonte: Unsplash)

Quando um amigo de fora da faculdade ou uma pessoa da família pergunta sobre o curso, como você fala sobre o assunto? Se há entusiasmo e convicção em seu tom de voz é porque escolheu a graduação certa. Isso é especialmente importante quando precisa defender sua decisão para parentes que discordam dela. 

3. Seus gostos ainda batem com o que fez você escolher

Você está em dúvida sobre o design, mas ainda ama desenhar? Então tenha calma e reflita melhor. (Fonte: Unsplash)

Muita gente escolhe engenharia porque se dava bem com Matemática e Física na escola. Outros se decidem por cursos de Humanas porque preferiam História e Português. Há quem faça Cinema porque sempre gostou de filmes, quem curse Design porque curtia desenhar, entre uma infinidade de possibilidades. 

Caso você ainda se identifique com os fatores que impulsionaram sua decisão no vestibular, está tudo bem — talvez sua insatisfação seja com alguma matéria específica, mas não com o curso todo ou com a área de atuação. 

Essa reflexão é importante quando há várias opções de curso, como na comunicação. Você talvez descubra que preferia jornalismo a publicidade, mas não é uma mudança tão drástica, não é? Muita gente se forma na primeira opção e atua na segunda e vice-versa. 

4. Você consegue se imaginar aplicando o que aprendeu

Você pode odiar Cálculo I e ainda gostar de engenharia ou aproveitar os conhecimentos do curso em outro setor. (Fonte: Unsplash)

A faculdade traz uma visão geral da área de atuação, com muitas matérias que você pode odiar: grande parte das pessoas que se formam em Arquitetura não suporta Urbanismo, uma minoria de quem faz Psicologia adora Estatística, e o pessoal da Publicidade costuma se dividir entre quem gosta da parte visual e quem gosta mais de redação. Então, antes de achar que está no curso errado, pense se o problema não é uma parte dele.

Mesmo que você não goste de nenhuma matéria, é possível que esteja no curso certo, caso consiga se imaginar atuando na área. Isso acontece bastante em segmentos em que a teoria é menos empolgante que a prática — a educação física é um bom exemplo disso.

Por fim, mesmo que você não queira atuar na área depois de se formar, nem tudo está perdido. Muita gente faz Engenharia e aproveita os conhecimentos para atuar em outros setores, como administração ou marketing. Então, se você pode ver alguma utilidade no que está aprendendo, escolheu o curso certo.

5. Você se empolga com disciplinas específicas

Está tudo bem não gostar de Cálculo I se você ainda se empolga com a ideia de estudar as disciplinas mais avançadas da engenharia. O mesmo vale para o português básico dos cursos de Comunicação ou Letras.

Sendo assim, é importante pensar com calma antes de colocar uma escolha importante como essa em dúvida. Há muitos fatores que devem ser pesados na balança para decidir se está no curso certo ou não. 

Fonte: Catho.

Este conteúdo foi útil para você?

41541cookie-check5 sinais de que você escolheu o curso certo

Cadastre-se na newsletter

E receba conteúdos exclusivos