Ícone do site Blog Mackenzie

4 atividades de extensão para o período de ensino remoto

Young guy in modern headset study from home using laptop take test exam make list of answers on questions proposed by teacher online. Millennial man interpreter focused on remote work make translation

As atividades de extensão articulam o ensino e a pesquisa acadêmica à capacitação continuada e a produção de novos conhecimentos que envolvem a comunidade. Por esse motivo, a prática continua mesmo durante o período de ensino remoto.

A extensão universitária proporciona a formação do profissional cidadão, a partir do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico. Dessa forma, as atividades favorecem uma interação entre as comunidades acadêmica e externa, permitindo o intercâmbio de conhecimento.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as atividades extensionistas são desenvolvidas por meio das atividades acadêmicas que promovem um diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade. Confira algumas opções.

1. Coral

As atividades dos Corais da Mackenzie continuam na internet, respeitando o distanciamento social. (Fonte: TV Mackenzie/Reprodução)

A participação em um coral contribui para as organizações física e intelectual. Na UPM, existem três: Coral Universitário, Coral Mackenzie e Coral Jovem Cênico Mackenzie.

O Coral Universitário é voltado para pessoas com alguma experiência, pois requer um conhecimento prévio de música. Já no Coral Mackenzie e no Jovem Cênico Mackenzie, não é necessário conhecimento prévio. 

Durante o ensino remoto, em datas comemorativas, os corais têm gravado vídeos que são divulgados por meio da TV Mackenzie. Essa é uma forma de manter a prática em evidência e trazer lazer de qualidade para a comunidade.

2. Xadrez

O campeonato de xadrez é destaque durante o período de ensino remoto na UPM. (Fonte: Pexels/HARUN BENLI/Reprodução)

Com o objetivo de promover uma maior integração entre os mackenzistas, mesmo em tempos de distanciamento social, a UPM tem ofertado atividades que promovem o uso do conhecimento e de competências desenvolvidas na universidade, como o Desafio Online de Xadrez Absoluto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A competição, que foi disputada em seis rodadas no sistema suíço, contou com premiação para os vencedores e foi transmitida ao vivo pela internet.

A atividade também pode abrir outras portas para a comunidade acadêmica. A jogadora de xadrez e aluna Julia Alboredo, do curso de Química da Escola de Engenharia, é a primeira brasileira a participar de uma Copa do Mundo de Xadrez Feminino, em 2021, realizada em Sóchi (Rússia).

3. Cursos internacionais

Cursos internacionais podem ser realizados pela internet durante o período de ensino remoto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O programa Exchanging Hemispheres, desenvolvido pela coordenação para Cooperação Interinstitucional Internacional (COI) da UPM, visa potencializar a cultura internacional no ambiente universitário, a partir da realização de cursos com professores de universidades parceiras dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Portugal, México e China.

Durante a pandemia, o programa tem uma série de cursos de curta duração, oferecidos em português, espanhol e inglês, que estão sendo realizados de forma online e dão direito a um certificado específico (a Certificação Global Student Program). Assim, é possível se matricular para a formação com professores internacionais nas mais variadas áreas ligadas a cursos oferecidos pela universidade.

4. DCE

O Diretório Central de Estudantes (DCE) representa todos os estudantes da universidade. Ele é responsável por fomentar discussões políticas sobre os principais temas contemporâneos, bem como promover eventos artísticos e esportivos.

Durante a pandemia, foi realizada a eleição para uma nova gestão do DCE do Mackenzie. A entidade continua mantendo as suas atividades nas redes sociais, promovendo debates internos e representando os estudantes em diversos espaços, dentro e fora do ambiente acadêmico.

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Fonte: Mackenzie.

52811cookie-check4 atividades de extensão para o período de ensino remoto
Sair da versão mobile