As atividades de extensão articulam o ensino e a pesquisa acadêmica à capacitação continuada e a produção de novos conhecimentos que envolvem a comunidade. Por esse motivo, a prática continua mesmo durante o período de ensino remoto.
A extensão universitária proporciona a formação do profissional cidadão, a partir do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico. Dessa forma, as atividades favorecem uma interação entre as comunidades acadêmica e externa, permitindo o intercâmbio de conhecimento.
Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as atividades extensionistas são desenvolvidas por meio das atividades acadêmicas que promovem um diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade. Confira algumas opções.
1. Coral
A participação em um coral contribui para as organizações física e intelectual. Na UPM, existem três: Coral Universitário, Coral Mackenzie e Coral Jovem Cênico Mackenzie.
O Coral Universitário é voltado para pessoas com alguma experiência, pois requer um conhecimento prévio de música. Já no Coral Mackenzie e no Jovem Cênico Mackenzie, não é necessário conhecimento prévio.
Durante o ensino remoto, em datas comemorativas, os corais têm gravado vídeos que são divulgados por meio da TV Mackenzie. Essa é uma forma de manter a prática em evidência e trazer lazer de qualidade para a comunidade.
2. Xadrez
Com o objetivo de promover uma maior integração entre os mackenzistas, mesmo em tempos de distanciamento social, a UPM tem ofertado atividades que promovem o uso do conhecimento e de competências desenvolvidas na universidade, como o Desafio Online de Xadrez Absoluto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A competição, que foi disputada em seis rodadas no sistema suíço, contou com premiação para os vencedores e foi transmitida ao vivo pela internet.
A atividade também pode abrir outras portas para a comunidade acadêmica. A jogadora de xadrez e aluna Julia Alboredo, do curso de Química da Escola de Engenharia, é a primeira brasileira a participar de uma Copa do Mundo de Xadrez Feminino, em 2021, realizada em Sóchi (Rússia).
3. Cursos internacionais
O programa Exchanging Hemispheres, desenvolvido pela coordenação para Cooperação Interinstitucional Internacional (COI) da UPM, visa potencializar a cultura internacional no ambiente universitário, a partir da realização de cursos com professores de universidades parceiras dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Portugal, México e China.
Durante a pandemia, o programa tem uma série de cursos de curta duração, oferecidos em português, espanhol e inglês, que estão sendo realizados de forma online e dão direito a um certificado específico (a Certificação Global Student Program). Assim, é possível se matricular para a formação com professores internacionais nas mais variadas áreas ligadas a cursos oferecidos pela universidade.
4. DCE
O Diretório Central de Estudantes (DCE) representa todos os estudantes da universidade. Ele é responsável por fomentar discussões políticas sobre os principais temas contemporâneos, bem como promover eventos artísticos e esportivos.
Durante a pandemia, foi realizada a eleição para uma nova gestão do DCE do Mackenzie. A entidade continua mantendo as suas atividades nas redes sociais, promovendo debates internos e representando os estudantes em diversos espaços, dentro e fora do ambiente acadêmico.
Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.
Fonte: Mackenzie.