4 atividades de extensão para o período de ensino remoto

As atividades de extensão articulam o ensino e a pesquisa acadêmica à capacitação continuada e a produção de novos conhecimentos que envolvem a comunidade. Por esse motivo, a prática continua mesmo durante o período de ensino remoto.

A extensão universitária proporciona a formação do profissional cidadão, a partir do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico. Dessa forma, as atividades favorecem uma interação entre as comunidades acadêmica e externa, permitindo o intercâmbio de conhecimento.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as atividades extensionistas são desenvolvidas por meio das atividades acadêmicas que promovem um diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade. Confira algumas opções.

1. Coral

Atividades dos Corais da Mackenzie continuam na internet, respeitando o distanciamento social. (Fonte: TV Mackenzie/Reprodução)
As atividades dos Corais da Mackenzie continuam na internet, respeitando o distanciamento social. (Fonte: TV Mackenzie/Reprodução)

A participação em um coral contribui para as organizações física e intelectual. Na UPM, existem três: Coral Universitário, Coral Mackenzie e Coral Jovem Cênico Mackenzie.

O Coral Universitário é voltado para pessoas com alguma experiência, pois requer um conhecimento prévio de música. Já no Coral Mackenzie e no Jovem Cênico Mackenzie, não é necessário conhecimento prévio. 

Durante o ensino remoto, em datas comemorativas, os corais têm gravado vídeos que são divulgados por meio da TV Mackenzie. Essa é uma forma de manter a prática em evidência e trazer lazer de qualidade para a comunidade.

2. Xadrez

Campeonato de xadrez é destaque durante período de ensino remoto na UPM. (Fonte: Pexels/HARUN BENLI)
O campeonato de xadrez é destaque durante o período de ensino remoto na UPM. (Fonte: Pexels/HARUN BENLI/Reprodução)

Com o objetivo de promover uma maior integração entre os mackenzistas, mesmo em tempos de distanciamento social, a UPM tem ofertado atividades que promovem o uso do conhecimento e de competências desenvolvidas na universidade, como o Desafio Online de Xadrez Absoluto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A competição, que foi disputada em seis rodadas no sistema suíço, contou com premiação para os vencedores e foi transmitida ao vivo pela internet.

A atividade também pode abrir outras portas para a comunidade acadêmica. A jogadora de xadrez e aluna Julia Alboredo, do curso de Química da Escola de Engenharia, é a primeira brasileira a participar de uma Copa do Mundo de Xadrez Feminino, em 2021, realizada em Sóchi (Rússia).

3. Cursos internacionais

Cursos internacionais podem ser realizados pela internet durante o período de ensino remoto. (Fonte: Shutterstock)
Cursos internacionais podem ser realizados pela internet durante o período de ensino remoto. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O programa Exchanging Hemispheres, desenvolvido pela coordenação para Cooperação Interinstitucional Internacional (COI) da UPM, visa potencializar a cultura internacional no ambiente universitário, a partir da realização de cursos com professores de universidades parceiras dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Portugal, México e China.

Durante a pandemia, o programa tem uma série de cursos de curta duração, oferecidos em português, espanhol e inglês, que estão sendo realizados de forma online e dão direito a um certificado específico (a Certificação Global Student Program). Assim, é possível se matricular para a formação com professores internacionais nas mais variadas áreas ligadas a cursos oferecidos pela universidade.

4. DCE

O Diretório Central de Estudantes (DCE) representa todos os estudantes da universidade. Ele é responsável por fomentar discussões políticas sobre os principais temas contemporâneos, bem como promover eventos artísticos e esportivos.

Durante a pandemia, foi realizada a eleição para uma nova gestão do DCE do Mackenzie. A entidade continua mantendo as suas atividades nas redes sociais, promovendo debates internos e representando os estudantes em diversos espaços, dentro e fora do ambiente acadêmico.

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Fonte: Mackenzie.

52811cookie-check4 atividades de extensão para o período de ensino remoto