Extensão: 4 opções para quem gosta de esportes

Que a universidade é um espaço de construção de conhecimento, todo mundo sabe. Desde sua origem, ela é berço de intelectuais e pensadores, mas se engana quem pensa que isso se limita à mente. 

As universidades podem ser espaços de excelência para os melhores jovens atletas, um “prato cheio” para quem gosta de esportes, tal como no modelo estadunidense. Conheça cinco atividades de extensão para os “esportistas de plantão”.

1. Treino em casa

Nada de sedentarismo: o Mackenzie oferece aulas online para fazer exercícios em casa durante a pandemia. (Fonte: MIA Studio/Shutterstock)
Nada de sedentarismo: o Mackenzie oferece aulas online para fazer exercícios em casa durante a pandemia. (Fonte: MIA Studio/Shutterstock/Reprodução)

O projeto Mack Treino é uma ação extensionista do Mackenzie que tem por objetivo promover a saúde em meio à pandemia. O responsável por esse importante projeto é o professor Glauco Borges, e a proposta é aberta a toda a comunidade mackenzista. 

Semanalmente, Borges faz uma live e orienta quanto a diferentes formas de atividades físicas, além de dar dicas sobre condicionamento. Que tal se alongar e se aquecer?

2. Atléticas

Se você procura diversão, viagens e amizade, tem lugar garantido nas Atléticas do Mackenzie. (Fonte: Atlética Arq Mackenzie/Reprodução)
Se você procura diversão, viagens e amizade, tem lugar garantido nas Atléticas do Mackenzie. (Fonte: Atlética Arq Mackenzie/Reprodução)

Treinar em casa pode ser inevitável na pandemia, mas nada substitui a adrenalina das competições esportivas e da diversão em equipe, não é mesmo? Se você concorda, prepare-se para as Atléticas do Mackenzie, grupos que reúnem alunos para treinar e competir.

É claro que as atividades presenciais voltarão com tudo apenas depois da pandemia, mas você já pode ir se aquecendo para ingressar nessa experiência que oferece uma série de esportes, como vôlei, basquete, futebol e até xadrez.

Essa é uma forma também de competir fora da universidade, afinal as Atléticas representam o Mackenzie diante de outras grandes instituições de ensino. E tem lugar até para quem não é bom de bola, pois as torcidas têm direito a bateria, então mesmo fora de campo há espaço para fazer amigos e se divertir.

Veja também:

3. Natação

Pode ser uma imagem de 6 pessoas
A equipe de nadadores do Mackenzie é formada por membros da comunidade interna. (Fonte: Facebook Natação Mackenzie/Reprodução)

A natação também atrai muitos mackenzistas. A equipe é formada por alunos da universidade que podem se inscrever durante as fases de seleção de atletas, as famosas peneiras. Em meio à pandemia, as atividades estão em ritmo mais lento, com treinos apenas para tem competição pela frente.

Daniel Dias é um dos diversos atletas patrocinados pelo Mackenzie e poderá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Gabriel Dourado Fayad e Wendell Belarmino são outros alunos referência. Fayad é o atual campeão do Torneio de Integração Nacional, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA); já Belarmino foi o vencedor dos 50 metros livres na classe S11 no último campeonato mundial, realizado em 2019 em Londres (Inglaterra). O estudante é cego e treina para bater o recorde mundial nas Paraolimpíadas de Tóquio.

4. Esports

A capa da notícia mostra a foto da Campeã Viviane na lateral esquerda. No meio, está escrito "Torneio E-fifa Mackenzie Campeã 2021: Viviane de Oliveira"
A estudante Viviane de Oliveira foi campeã em concurso online de futebol virtual. (Fonte: Mackenzie/Reprodução)

O Mackenzie tem se tornado uma referência também em esports, ou seja, campeonatos de video game. Para mostrar que não há barreiras para atletas de alto nível, a aluna Viviane de Oliveira se sagrou campeã em futebol, portanto nada de exclusividade para os meninos — quem define o vencedor é o talento no pé; ou, nesse caso, nas mãos.

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Fonte: Mackenzie.

46570cookie-checkExtensão: 4 opções para quem gosta de esportes