Provavelmente, você já escutou que aqueles que estudam em instituições de ensino superior conceituadas terão mais oportunidade de adentrar no mercado de trabalho. Mas por que exatamente se formar em uma instituição de ensino de qualidade pode te abrir portas? Saiba mais!
Tradição tem a ver com a permanência de doutrinas, visão do mundo, costumes e valores. Em outras palavras, a tradição é a responsável por evidenciar como é a instituição e de que modo ela funciona.
Uma instituição de longa tradição sabe exatamente quais são os valores que devem ser passados aos acadêmicos, e isso vai refletir diretamente na formação profissional do indivíduo — e, claro, na empregabilidade. Afinal, não são poucas as organizações que buscam alunos em instituições de ponta, chamando para programas de estágio ou de trainee por conta dessa confiabilidade.
Uma instituição de ensino superior bemestruturada é capaz de fornecer suporte para que os estudantes estejam conectados com o mercado, mesmo no ambiente acadêmico.
Assim, eles estarão mais preparados para o mercado de trabalho, aumentando as chances de conquistar melhores oportunidades. Quando se tem bons laboratórios, por exemplo, o aluno não chega “cru” à sua prática profissional e terá mais chances de se destacar nas empresas.
Outra característica que aproxima acadêmicos do mercado e que influencia na carreira profissional é a atividade extracurricular. As atividades disponibilizadas pela instituição de ensino fazem total diferença para os desempenhos estudantil, pessoal e profissional do acadêmico.
Quanto mais opções de atividades extracurriculares a instituição oferecer, maiores são as chances dos acadêmicos se envolverem e exercerem o senso de comunidade. Além disso, essas atividades podem garantir um bom portfólio, atraindo o olhar dos empregadores.
Uma instituição de ensino de ponta também conta com uma estrutura para auxiliar o acadêmico no processo de inserção no mercado de trabalho. Então, universidades grandes como o Mackenzie têm parcerias com empresas, fazendo a mediação entre organizações e estudantes ou profissionais recém-formados, o que facilita ainda mais esse progresso.
Instituições de renome contém nota 4 ou 5 em seus cursos avaliados pelo MEC. Essa avaliação é determinante para que grandes empresas contratem, pois ela revela, no geral, o rendimento dos acadêmicos em seus respectivos cursos.
Fonte: Mackenzie, Administradores.com, Época Negócios.
Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.