7 vantagens de estudar em universidade particular

As diferenças entre a universidade particular e a pública vão muito mais além da forma como são financiadas. O ambiente privado oferece uma série de vantagens que não são encontradas no ensino superior gratuito. Por essa razão, o investimento financeiro na graduação, ou pós-graduação, muitas vezes pode representar um melhor retorno a longo prazo.

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as instituições particulares representam 88% dos estabelecimentos de ensino superior no Brasil. São mais de 2,3 mil faculdades e universidades que oferecem educação presencial e a distância. 

Mas é preciso escolher aquelas que têm mais prestígio no mercado e apresentam notas máximas em rankings como o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação realizada periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira vantagens de estudar em uma boa instituição de ensino particular. 

1. Segurança

A falta de recursos em muitas universidades públicas obriga os administradores a cancelarem ou reduzirem serviços terceirizados, como equipes de segurança. Com isso, infelizmente, muitas ocorrências de assaltos e agressões são registradas em faculdades federais e estaduais. Por outro lado, é muito difícil algo semelhante acontecer em uma faculdade particular.

2. Ensino voltado ao mercado

A universidade particular, de forma geral, tem cursos mais práticos e visam o desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho. Por isso, é comum encontrar oportunidade de praticar a profissão, como empresas júnior, programas especiais e estágios supervisionados no ambiente privado.

3. Infraestrutura de qualidade

Instituições de ensino superior privado oferecem melhor infraestrutura para seus alunos. (Fonte: Shutterstock/Gorodenkoff/Reprodução)

As instituições de ensino privado costumam oferecer uma infraestrutura nova e de qualidade, com salas equipadas e arejadas, laboratórios com equipamentos modernos e biblioteca com materiais relevantes. Além disso, também é comum existirem áreas de lazer que possibilitam a integração dos alunos e momentos de descanso entre as aulas.

4. Atualização constante

As universidades privadas investem constantemente na atualização de seus equipamentos e na formação de seus professores. Por isso, sempre acompanham os avanços da tecnologia e a evolução do mercado de trabalho.

5. Conciliação de estudos e carreira

Os alunos que desejam realizar um estágio ou precisam trabalhar durante a graduação devem ter, pelo menos, um turno livre de atividades acadêmicas. Os horários de aulas e atividades das universidades privadas são melhor organizados, diferente de muitas instituições públicas, que podem ter horários irregulares espalhados ao longo do dia.

6. Flexibilidade

Além do ensino presencial, muitas faculdades particulares oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância. Polos presenciais garantem o atendimento personalizado para tirar dúvidas administrativas, acadêmicas e financeiras. Com isso, os estudos podem ser realizados com maiormuito mais flexibilidade.

7. Formação no tempo certo

Na universidade particular, o aluno não é atrapalhado por interrupções no ensino. (Fonte: Shutterstock/fongbeerredhot/Reprodução)

A ocorrência de greves no ensino superior público pode atrapalhar o andamento das disciplinas e atrasar a conclusão do curso. No entanto, na universidade particular, o aluno tem a certeza de poder se formar no tempo previsto sem se preocupar com fatores externos. Com isso, pode planejar melhor o início de sua carreira profissional.

Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.

Fonte: Educa Mais Brasil, Inep, Mackenzie

47210cookie-check7 vantagens de estudar em universidade particular