Ícone do site Blog Mackenzie

Saiba como fazer uma gestão estratégica na sua empresa

Quem tem uma empresa, naturalmente, tem grandes sonhos. Desde reconhecimento em novos lugares, expansão em diferentes mercados e lucros dobrados, os empreendedores sempre visualizam um futuro melhor e mais brilhante.

Mas, mesmo que deseje, um empresário não pode fazer o seu negócio crescer em um passe de mágica. O que fazer nesse caso? Uma gestão estratégica. Ela é a chave para alcançar metas e chegar ao sucesso.

O que é gestão estratégica?

(Fonte: Giphy)

Gestão estratégica é uma forma de gerenciamento que se baseia na otimização de processos diários, para que eles funcionem de acordo com os objetivos da empresa. Com ela, o gestor cria estratégias que podem ser adotadas em todos os setores para ajudar a organização a alcançar suas metas e, assim, gerar melhores resultados.

Essas estratégias levam em conta o que a empresa tem, como recursos financeiros e humanos, e o que ela pode ter, como perspectivas de oportunidades e riscos. Além disso, são guiadas pelos objetivos da empresa. A gestão estratégica pode ser aplicada em companhias de todos os portes, desde as microempresas até as multinacionais.

Como funciona na prática?

(Fonte: Giphy)‌‌

A gestão estratégica parece uma grande ideia quando vista no papel, mas como funciona na prática? Com muita análise, planejamento e acompanhamento. Em inglês, esse ciclo é chamado de PDCA (Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Fazer, Checar, Agir). A gestão estratégica, portanto, se divide em fases que comportam cada parte desse ciclo.

Diagnóstico

(Fonte: Giphy)‌‌

Antes de criar qualquer estratégia, é preciso saber onde sua empresa está e para onde quer ir. Por isso, é preciso entender as estratégias atuais, fazendo um mapeamento tanto de aspectos internos, como os processos utilizados, os setores da empresa, o emprego da tecnologia, quanto de aspectos externos, como a situação atual do mercado. O diagnóstico permite que você descubra o que sua empresa pode fazer para chegar aonde quer estar; não adianta querer dar passos maiores do que as pernas.

Formulação

(Fonte: Giphy)‌‌

A gestão estratégica cria as estratégias, que são pensadas como planos de ação concretos, com tarefas executáveis que serão implantadas no dia a dia da empresa. Por exemplo, “melhorar o atendimento” não é uma estratégia, mas oferecer cursos para a equipe, fazer pesquisas com o consumidor, personalizar saudações em emails são estratégias para melhorar o atendimento.

Implantação

(Fonte: Giphy)‌‌

Nessa fase, as estratégias previstas são implantadas em cada setor da empresa. Às vezes, isso significa mudar boa parte dos processos de um setor, por isso a gestão estratégica também prevê um diálogo maior com a equipe e, quando necessário, treinamentos que ajudem a colocar os planos em prática.

Acompanhamento

(Fonte: Giphy)

Existem diversas ferramentas que podem ajudar no acompanhamento da implantação, como softwares que medem o desempenho de um setor. O mais importante dessa fase, no entanto, é saber que a gestão estratégica é um processo em andamento e que pode mudar sempre. O objetivo do acompanhamento é saber o que está funcionando, o que não está e o que pode mudar na gestão para melhorar os resultados. A gestão estratégica não é necessariamente um processo simples, mas ajuda a encontrar os pequenos passos que vão trazer grandes resultados. Com mudanças diárias e pontuais, sua empresa fica cada vez mais perto dos seus objetivos e cada vez mais à frente da concorrência.

Otimizando diferentes tarefas em todos os setores, a gestão estratégica ajuda a melhorar o uso dos recursos financeiros, do tempo e da equipe, aumentando a produtividade e integrando todas as áreas da empresa. Por isso, saber realizar uma prática eficiente é essencial para todo gestor.

4020cookie-checkSaiba como fazer uma gestão estratégica na sua empresa
Sair da versão mobile