Quais são as áreas de pós mais buscadas pelas empresas?

Diante dos altos níveis de competitividade e exigência do mercado de trabalho, uma pós-graduação é um item fundamental no currículo para conquistar uma boa posição profissional. 

As companhias estão sempre buscando profissionais com conhecimentos atualizados e específicos em determinadas áreas. Algumas, porém, são mais valorizadas. Listamos cinco delas. Confira!

1. Marketing

Presença nas redes sociais se tornou vital para as empresas de todos os portes. (Fonte: Shutterstock/13_Phunkod/Reprodução)

O marketing é um setor essencial para a sobrevivência de pequenas, médias e grandes empresas. A área é dinâmica e os profissionais que estão mais antenados com as novidades têm uma melhor possibilidade de colocação no mercado de trabalho. 

Por essa razão, um curso de pós é importante, mesmo para aqueles que têm uma boa experiência. As opções da área são amplas. Existem desde cursos especializados em estratégias digitais àqueles voltados ao segmento corporativo. 

2. Segurança do Trabalho

O profissional de Segurança do Trabalho é essencial na indústria e em grandes corporações. (Fonte: Shutterstock/ Aleksandar Malivuk/Reprodução)

Não importa qual é a área de atuação da corporação, ela vai precisar de um profissional que cuide da segurança no ambiente de trabalho para evitar riscos e acidentes, além de garantir a saúde ergonômica para seus funcionários.

A pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho abre possibilidades em empresas de segmentos importantes da economia, como construção civil, indústrias químicas e petroquímicas, mineradoras, siderúrgicas, metalúrgicas, além do setor farmacêutico e automobilístico.

3. Transformação Digital

A digitalização está revolucionando o modo de se fazer negócios. (Fonte: Shutterstock/metamorworks/Reprodução)

A digitalização de processos e serviços avança cada vez mais na sociedade e no mundo corporativo. Nenhum negócio pode ignorar a importância das soluções proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Por isso, as pós-graduações na área são muito valorizadas por grandes companhias.

Nessa área, existem cursos com abordagens mais amplas, como Transformação Digital, que habilita o profissional a reestruturar os modelos de negócio das empresas, bem como grades mais focadas em segmentos como Segurança da Informação, Ciência de Dados, Internet das Coisas (IoT), e Inteligência Artificial.

4. Governança Corporativa e Compliance

Profissionais especializados em controles internos são muito requisitados por grandes empresas. (Fonte: Shutterstock/Song_about_summer/Reprodução)

O controle dos processos corporativos é fundamental para atração de investidores, desenvolvimento de um forte relacionamento com clientes e a redução dos riscos em qualquer atividade econômica. 

Dessa forma, profissionais com pós-graduação em Governança Corporativa e Compliance são requisitados por grandes empresas. Para os menos habituados com o ambiente corporativo, os dois termos se confundem, mas correspondem a atribuições distintas. 

A Governança Corporativa tem influência no modo em que uma empresa é administrada e promove mecanismos para garantir transparência, prestação de contas e equidade em todas as ações realizadas pela companhia.

Já o Compliance se preocupa com a construção de normas e orientações para que a companhia esteja em conformidade com a legislação e dispositivos reguladores financeiros, trabalhistas, ambientais, contábeis, operacionais, entre outros.

5. Sustentabilidade

Sustentabilidade é uma das palavras-chave para o desenvolvimento corporativo no século XXI. (Fonte: Shutterstock/Brian A Jackson/Reprodução)

As empresas que se preocupam com a sustentabilidade possuem um diferencial importante no mercado global. Questões como meio ambiente, justiça social e um bom relacionamento com colaboradores e a comunidade têm sido incorporadas com grande velocidade às empresas, que buscam profissionais para implementar políticas sustentáveis.

Nesse sentido, programas de pós-graduação que trabalham a sustentabilidade aplicada ao meio ambiente, direito, tecnologia, e arquitetura e urbanismo podem garantir uma boa colocação no mercado de trabalho, mesmo para quem esteja iniciando a carreira.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Mackenzie, Catho, Quero Bolsa.

47531cookie-checkQuais são as áreas de pós mais buscadas pelas empresas?