Pós-graduação EAD: o que você precisa saber?

O último Censo da Educação Superior, realizado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou a tendência de crescimento da procura dos cursos superiores na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Pela primeira vez, as matrículas em cursos a distância foram maiores que em cursos presenciais. Foram cerca de 7,1 milhões de novos alunos a distância contra 6,3 milhões presenciais.

Com a consolidação do EAD como uma ferramenta de qualidade capaz de driblar todas as barreiras que a educação presencial apresenta, também aumenta o número de pós-graduações a distância. A pós-graduação é uma ótima maneira de buscar conhecimentos e diplomas que possam fazer você se destacar na vida profissional e acadêmica.

Apesar da popularização desses cursos, ainda existe muita confusão sobre o tempo de duração, grau e diplomas. Por isso vamos sanar as principais dúvidas. Vem ver!

Flexibilidade de horários é uma das maiores vantagens de uma pós graduação EAD. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Flexibilidade de horários é uma das maiores vantagens de uma pós-graduação EAD. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Tipos de pós-graduação

No Brasil, as pós-graduações são divididas em dois tipos: latu sensu e stricto sensu. O termo lato sensu quer dizer “sentido amplo” em latim, e se refere aos cursos popularmente conhecidos como pós-graduações ou especializações.

Esses cursos são mais voltados para um conhecimento específico, que será utilizado por um profissional em sua área de atuação. No geral, os cursos de especialização têm uma carga horária mínima de 360 horas-aula e são concluídos em 2 anos. Mas variações podem ocorrer.

Já os cursos stricto sensu, que em latim significa “sentido estrito”, se referem aos cursos de mestrado e doutorado, e são, majoritariamente, voltados às carreiras acadêmicas e de pesquisa.

Recentemente, foram inaugurados cursos de mestrado profissional em diversas áreas. Apesar de eles terem um objetivo focado no mercado de trabalho, ainda têm uma carga de conhecimento técnico e acadêmico muito maior do que cursos lato sensu. Comumente, os cursos de mestrado têm duração de 2 anos, enquanto os de doutorado 4 anos.

Os cursos de MBA (Master Business Administration) são voltados para profissionais em carreiras administrativas que pretendem alcançar cargos maiores dentro de empresas como gerentes, supervisores, diretores e CEO’s.

Vantagens de uma pós-graduação a distância

Muita gente se pergunta se o diploma de um curso EAD tem o mesmo valor do que os de um curso presencial, e a resposta é sim. Qualquer instituição de ensino superior aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) pode conceder os diplomas para curso a distância e eles não diferem em nada dos presenciais. Então, procure uma faculdade de tradição no mercado e aproveite os melhores cursos.

Cursos a distância ocorrem em plataformas conhecidas como AVA (ambiente virtual de aprendizado). Nessa plataforma, acessada por um computador ou por um smartphone, o aluno tem acesso às aulas (gravadas ou ao vivo), fóruns de discussão, contato com professores, tutores e colegas e até acesso a bibliotecas virtuais. Como os cursos EAD não precisam manter uma grande estrutura física, seu custo costuma ser bem menor.

É importante manter a organização dos estudos separando um espaço e horários para se dedicar. (Fonte: Pexels/Reprodução)
É importante manter a organização dos estudos separando um espaço e horário para se dedicar. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Outra vantagem do EAD é a flexibilidade concedida ao aluno. Existem cursos semipresenciais, nos quais o aluno deve comparecer presencialmente a um polo de educação algumas vezes por mês; cursos a distância, em que o aluno só comparece para algumas reuniões ou para avaliações por semestre ou por ano; e até cursos em que todos os encontros são realizados remotamente.

Com isso, o aluno não gasta tempo se deslocando para a faculdade sempre que tem aula e pode organizar sua rotina de forma a otimizar todos os seus compromissos.

E o TCC?

Outra dúvida muito comum sobre as pós-graduações a distância é em relação ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Esse trabalho é o que exige mais tempo e dedicação dos alunos e, no geral, a aprovação final fica atrelada a nota do TCC.

Uma nova resolução do MEC, porém, tornou opcional a exigência desse trabalho. Portanto, a realização ou não depende da faculdade que organiza o curso. Diferentes instituições podem optar por exigir o TCC na forma de uma monografia, artigo científico, produto, trabalho em grupo e não exigi-lo e aprovar os alunos conforme as notas das disciplinas.

Fonte: Quero Bolsa, Descomplica, Media Lab Estadão, Infoescola, Brasil Escola, Mackenzie.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

67510cookie-checkPós-graduação EAD: o que você precisa saber?