Como o próprio nome sugere, o mestrado tem por objetivo elevar o discente ao patamar de mestre, ou seja, torná-lo um especialista em determinada área. Contudo, é necessário considerar que, além de atuar com mais propriedade nos diversos campos profissionais, o mestrando poderá optar pela especialização na docência, preparando a nova geração de pensadores.
Ao ingressar em uma especialização, o discente se depara com duas vertentes interessantes, que oferecem benefícios distintos: o mestrado profissional e o acadêmico. Vamos entender a diferença entre eles?
O mestrado acadêmico aprofunda os conhecimentos pré-adquiridos dos educandos em diversas áreas da sociedade, especialmente naquelas onde há lacunas aguardando soluções ou ainda em áreas críticas da nossa sociedade.
A vertente estimula a comunidade estudantil, incentivando pesquisas e observações, ampliando horizontes e encorajando os alunos a buscar novas teorias e resultados nos estudos.
Considerando que o mestrado acadêmico tem por fim especializar nossos professores, tornando-os também mestres, é possível afirmar que ele é de fundamental importância para a comunidade estudantil, afinal, bons mestres dão vida a excelentes profissionais!
Se, enquanto está no mestrado acadêmico, o aluno tem a oportunidade de compartilhar as suas pesquisas e novas descobertas, uma vez formado, espera-se que tenha desenvolvido a habilidade didática que facilitará o compartilhamento de conhecimentos com a comunidade discente.
De forma geral, o mestre acadêmico é empático e generoso, pois compartilha suas ideias e analisa as novas pesquisas trazidas ao seu conhecimento. Parte do princípio de que cada pesquisa merece apreciação, embora, muitas vezes, carecendo de reformulação e adaptação para alcançar o viés desejado. O seu papel é relevante na comunidade, uma vez que especializa as demais áreas.
Diferente do acadêmico, o mestrado profissional surge da necessidade de capacitar pessoas para determinadas funções, tendo em vista o mercado de bens e serviços. Assim, oportuniza acesso às inovações de cada área e devolve à sociedade profissionais mais capacitados, críticos e com informações privilegiadas sobre a área pesquisada.
A sociedade busca profissionais especializados, pois eles agregam valor às empresas privadas, políticas, associações ou ONGs. Não se cogita o sucesso de qualquer investimento sem a parceria de quem detém mais conhecimento do que a maioria dos profissionais do mercado.
Logo, ser um mestrando ou mestre em qualquer área profissional é algo que abre larga vantagem sobre os demais candidatos. Uma especialização não traz apenas conhecimento técnico, mas também uma nova visão humanitária diante das grandes diferenças socioeconômicas do país.
Com a contribuição das especializações, indústrias inovam, o comércio se reinventa e a administração se atualiza. Segue daí um ciclo completo que modifica a sociedade: todos os ramos são impactados direta ou indiretamente.
A sociedade, não sendo estática, deve muito àqueles que se especializaram e se propõem a partilhar o que aprenderam. Assim todos ganham, ninguém ensina sem aprender, assim como ninguém detém novos conhecimentos sem contribuir!
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!
Anote suas respostas e descubra suas potencialidades
Loading…