Conheça 10 áreas de especialização para administradores de empresa

Com grade curricular que abrange conhecimentos de diferentes áreas, o curso de Administração permite que os profissionais, após a graduação, tenham muitas possibilidades de atuação no mercado. Da gestão de recursos humanos à administração financeira, da gestão de marketing à administração pública, um administrador de empresas pode atuar em diversos setores. Tudo depende do caminho escolhido para se especializar, de acordo com a afinidade do profissional.

Antes de o administrador escolher a área específica em que quer atuar, é necessário se atentar para o tipo de curso que mais se adequa ao seu próprio objetivo. Entre os cursos lato sensu existem as especializações e os chamados MBA (Master in Business Administration), que são ideais para os alunos que procuram opções voltadas para a área gerencial ou administrativa, buscando cargos de comando. As especializações são mais adequadas para quem quer atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos em uma área específica.

Os cursos stricto sensu englobam mestrado, doutorado e pós-doutorado, que são voltados para a carreira acadêmica. O mestrado profissional, por sua vez, tem como foco o mercado de trabalho.

Para estudantes ou bacharéis em Administração que estão em busca de um curso para se especializar e se diferenciar no mercado, separamos 10 áreas que podem ser seguidas por um administrador. Confira.

1. Comércio exterior

(Fonte: Giphy)

O graduado em Administração pode atuar na compra de produtos e insumos no exterior ou oferecendo à organização condições de fazer melhores negociações com compradores estrangeiros. Nos cursos dessa área, os profissionais se aprofundam em temas como internacionalização de empresas, planejamento, execução e controle internacional da organização.

Negociação internacional, logística, legislação aduaneira, importação, marketing e prática cambial são algumas áreas com maior demanda.

2. Gestão de pessoas

(Fonte: Giphy)

Cursos de especialização em gestão de pessoas utilizam conceitos de áreas como ciências sociais, psicologia e administração de forma integrada e abordam assuntos sobre coaching, trabalho em equipe, empreendedorismo, entre outros.

O especialista tem capacidade de diagnosticar limitações de funcionários e agir para melhorá-las, sendo peça essencial para desenvolver a equipe e manter a motivação de seus membros. Considerado um cargo que se tornou estratégico dentro das organizações, o gestor de pessoas é fundamental para a empresa conseguir atingir seus objetivos.

3. Gestão em saúde

(Fonte: Giphy)

O objetivo dessa especialização é formar profissionais capazes de atuar para gerenciar e organizar serviços públicos e privados de saúde, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios, trabalhando sempre de forma estratégica.

Nos cursos da área de gestão em saúde são abordados temas como relacionamento dos players do mercado, gestão de qualidade, organização de processos e tomadas de decisões, gestão de pessoas, epidemiologia e vigilância em saúde.

4. Gestão de marketing

(Fonte: Giphy)

Área importante para as empresas por envolver vendas, comportamento do consumidor, relacionamento com o cliente e tomada de decisão com base em pesquisas de mercado, esse curso oferece ferramentas para planejar e gerenciar ações de marketing de impacto para atingir os clientes.

O curso de especialização em Gestão de Marketing permite que o profissional consiga trabalhar as ações de forma articulada com os outros setores da empresa, em ambientes online e offline.

5. Gestão de negócios e empreendedorismo

(Fonte: Giphy)

O termo empreendedorismo tem se popularizado nos últimos tempos e muito se fala sobre a importância de ter um olhar empreendedor. Os cursos dessa área oferecem técnicas, ferramentas e metodologias para desenvolver planos de negócios, tomar decisões técnico-gerenciais, além de avaliar e analisar empresas.

As especializações voltadas para esses campos formam alunos com perfil criativo e capacitados para inovar, prospectar e desenvolver novos negócios e, futuramente, assumir cargos estratégicos em uma empresa. Essa formação também pode ser importante para empreendedores que querem alavancar o próprio negócio.

6. Finanças

(Fonte: Giphy)

Cursos de especialização em Finanças permitem, por exemplo, que o profissional avalie as oportunidades de fusão, aquisição e controle gastos, proponha soluções originais e com embasamento para problemas, avalie empresas e projetos e desenhe estruturas de governança.

O profissional também é capacitado para prestar consultorias na área, e entre os conteúdos vistos ao longo do curso estão controladoria, economia e gestão tributária.

7. Turismo e hotelaria

(Fonte: Giphy)

O mercado na área do turismo oferece diversas oportunidades para o administrador. As atividades integram lazer, relações sociais, gastronomia e eventos às relações humanas em sua diversidade tanto econômica quanto sociocultural e ambiental.

Especializações em Turismo incluem planejamento, operação, organização e avaliação de produtos e serviços específicos desse campo. Gerenciar hotéis, por exemplo, exige diferentes conhecimentos, desde o funcionamento de restaurantes até serviços de recepção.

Esses cursos oferecem ao administrador ferramentas para garantir a eficiência gerencial e a competitividade da empresa. O profissional também pode atuar em operadoras turísticas, empresas de entretenimento e agências de viagem, entre outros empreendimentos.

8. Logística

(Fonte: Giphy)

Manter um eficiente fluxo logístico de materiais e informações oferece às empresas diferencial competitivo no mercado, e esse pode ser um campo de atuação do administrador. O setor cuida do transporte, da distribuição e do armazenamento de mercadorias e matérias-primas.

Ao se especializar em logística, o profissional é preparado para compreender e gerir a cadeia de suprimentos da organização, entendendo sobre inventários, transporte e movimentação de produtos, além de ser capacitado para desenvolver parcerias e propor ações para reduzir custos.

9. Secretariado executivo

(Fonte: Giphy)

As empresas têm exigido cada vez mais pessoas especializadas para atuarem nessa área. Nos cursos de pós-graduação em Secretariado Executivo, o estudante entra em contato com ferramentas e conceitos atualizados, sendo qualificado para criar soluções e tomar iniciativas.

Comunicação empresarial, marketing de serviços, ética nas organizações, cerimonial e protocolo, marketing pessoal e etiqueta e sistema de informação gerencial são alguns dos conteúdos abordados nessas especializações.

10. Administração pública

(Fonte: Giphy)

Essas especializações levam o profissional de administração a entender o funcionamento de órgãos públicos ou instituições privadas, como organizações não governamentais (ONG), avaliando aspectos que aumentem o desempenho no setor e o papel do poder público na criação de políticas para a população.

Na sua formação, o profissional tem contato com temas como licitações, direito público e marketing governamental, mas estuda também aspectos éticos, ambientais e sociais que têm impacto sobre a sociedade e desenvolve a capacidade de realizar estudos que auxiliem na melhoria da gestão de organizações públicas.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

1921cookie-checkConheça 10 áreas de especialização para administradores de empresa