Como funciona a faculdade EaD?

A Educação a Distância (EAD) ficou popular no Brasil por apresentar vantagens como a flexibilidade de horários. Mas, apesar de conhecida, a modalidade ainda gera dúvidas como estas: De que modo funciona? Eu consigo me formar em qualquer curso sem ir para a faculdade? A graduação on-line tem a mesma validade do que a de ensino presencial? Como são aplicadas as provas?

Neste artigo, você vai acompanhar questões extremamente válidas na hora de decidir qual sistema de ensino optar para cursar uma graduação. Se você tem mesmo interesse pelo assunto, vem com a gente!

A modalidade de ensino EAD apresenta mais opções de cursos que o ensino presencial
O EaD possibilita mais flexibilidade de horários. (Fonte: Pixabay)

Características da faculdade a distância

O ensino on-line é caracterizado por dispor de um ambiente virtual de aprendizagem, que é uma plataforma na internet que integra todos os conteúdos das disciplinas ministradas no curso.

Nesse ambiente, o discente tem acesso às aulas no formato de vídeo e também aos materiais complementares que auxiliarão no processo de aprendizagem. É possível encontrar apostilas, livros digitais, slides, imagens, filmes, artigos, podcasts e quaisquer outros materiais necessários para garantir o aprendizado.

É nessa plataforma também que o estudante realiza parte das atividades acadêmicas: estuda, desenvolve seus trabalhos, entrega atividades, relaciona-se com os demais colegas, com os professores e a própria faculdade.

A tecnologia implementada no sistema é capaz de registrar todas as ações do aluno. Assim, docentes sabem quais estudantes estão ou não em dia com as suas obrigações e aqueles que estão conseguindo acompanhar o ritmo e, portanto, precisam de maior atenção.

Como são as atividades práticas e avaliativas?

A modalidade de ensino EAD deve dedicar no mínimo 20% da sua carga horária em atividades presenciais. Essa é uma determinação estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) que torna obrigatória a ida do aluno a algum polo de apoio ao longo do semestre.

A frequência que o estudante irá até a faculdade vai depender da graduação que ele tenha escolhido realizar. Alguns cursos exigem mais aulas presenciais, podendo inclusive chegar a duas vezes na semana.

Essas horas presenciais geralmente são dedicadas para provas e atividades práticas. Por isso, mesmo uma graduação que exige conhecimentos práticos pode ser feita no modo EaD.

O estudante EAD precisa de disciplina para se adaptar bem a este sistema de ensino
O estudante EAD precisa de disciplina para se adaptar bem a este sistema de ensino. (Fonte: Pixabay) 

Modelos de ensino a distância 

Geralmente universidades que ofertam ensino a distância dispõem de duas modalidades: cursos a distância e cursos semipresenciais.

Curso a distância: são as graduações em que todo conteúdo pode ser ministrado on-line, porque não tem carga horária em laboratórios, por exemplo. São cursos mais teóricos, como Administração, História, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia.

Cursos semipresenciais: são os cursos de Ensino Superior que contêm uma carga horária de atividades presenciais e on-line mais equilibradas. Quase sempre são implementados em áreas que exigem prática em laboratórios, como Nutrição, Gastronomia, Enfermagem, Biologia e Engenharia. 

O diploma vale como o de uma graduação presencial?

Tanto a faculdade presencial quanto a faculdade EAD devem ser reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar cursos. O aval só é disponibilizado quando a instituição de ensino cumpre com uma série de requisitos determinados pelo governo federal que visa garantir a qualidade da universidade. 

Dito isso, o diploma de uma faculdade no formato on-line tem a mesma validade do que a de ensino presencial, desde que, é claro, a instituição de ensino tenha o reconhecimento do MEC. 

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Guia da Carreira, Ministério da Educação.

50110cookie-checkComo funciona a faculdade EaD?