Como escolher uma pós em Psicologia?

Lidar com a saúde mental das pessoas é uma tarefa delicada e desafiadora. Então, quanto mais conhecimento um psicólogo tiver mais seguro estará para cuidar de seus pacientes. 

Dessa forma, há várias formas de se qualificar: as correntes da Psicologia são muitas e, não por acaso, as possibilidades de pós-graduação também. Aqui estão 3 dicas para ajudá-lo a escolher a mais adequada para sua carreira. Saiba como escolher a mais adequada para a sua carreira.

1. Cogite ser pesquisador

A carreira de pesquisador está bastante ligada à atuação no Ensino Superior. (Fonte: Shutterstock)
A carreira de pesquisador está bastante ligada à atuação no Ensino Superior. (Fonte: Shutterstock)

Um dos caminhos que se abrem após a graduação é a pesquisa científica. O profissional que ingressa nessa área em vez de se dedicar inteiramente ao mercado, inicia uma pós-graduação stricto sensu (categoria na qual se inserem o mestrado e o doutorado) e passa a pesquisar temas relevantes em sua área, com o apoio de um orientador. No mestrado, o trabalho final é uma dissertação. No doutorado, é uma tese. 

Um ponto interessante é que, no Brasil, a pesquisa está muito ligada à academia. Assim, cursar um mestrado ou um doutorado pode habilitar para dar aulas em universidades. 

Se a vida acadêmica te interessa, busque conhecer esse segmento, entender o que é uma linha de pesquisa, qual é a importância do lattes, o que são bolsas de estudo, qual é a importância do orientador no resultado final do seu trabalho e vários outros tópicos específicos dessa carreira. 

Porém, se você busca uma carreira predominantemente prática na Psicologia, pode ser que a melhor opção para você sejam as pós-graduações lato sensu, como especializações ou um Master Business Administration (MBA).

2. Conheça diferentes áreas

Olhe para o campo de trabalho dos seus sonhos, mas sem romantizá-lo. Faça uma lista das suas áreas preferidas. Use como parâmetro uma análise do que você mais gostava na universidade, o que mais te chamou a atenção no estágio e seus temas de interesse desde a infância. 

Depois, pesquise cada uma dessas frentes, converse com profissionais que já atuam nela há algum tempo. Pergunte o máximo que puder. Eles estão satisfeitos? Quais são as transformações mais recentes? Como é a remuneração do setor? O que o futuro reserva?

Outro ponto é buscar vagas no setor. Veja onde há mais empregos, se você não almejar uma carreira autônoma. Leia as atribuições e se pergunte se seria feliz fazendo aquilo. Esse passo a passo deve ser muito criterioso porque a pós pode direcionar o seu futuro e construir a sua marca no mercado. 

3. Escolha seu nicho

É importante escolher com qual nicho você gosta de lidar. Isso vai te ajudar a escolher a pós ideal e reforçar sua marca pessoal. (Fonte: Shutterstock)
É importante escolher com qual nicho você gosta de lidar. Isso vai te ajudar a escolher a pós ideal e reforçar sua marca pessoal. (Fonte: Shutterstock)

Ser um profissional generalista pode fazer de você apenas um na multidão. E, em um mercado tão competitivo, essa condição trazer dificuldades no desenvolvimento de sua  carreira. Por isso, quando for escolher sua pós-graduação pense não apenas na área que você mais gosta e na corrente que mais te agrada, mas também escolha o seu público-alvo. 

Assim, futuramente, você terá capacidade para direcionar suas campanhas de marketing (se for trabalhar em clínica própria) ou se afirmar como expert em algo, fomentando sua marca pessoal. 

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

42430cookie-checkComo escolher uma pós em Psicologia?