6 benefícios que uma pós-graduação pode proporcionar

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Mais completos que um curso de extensão e mais curtos que uma graduação, os cursos de especialização são ideais para quem já tem um diploma de curso superior e deseja continuar estudando para galgar novos passos na carreira.

São tantos benefícios que foi preciso fazer uma lista para você acompanhar um por um. Confira as vantagens que esse nível de ensino pode trazer para sua vida acadêmica e profissional.

1. Conquista de expertise

Um curso de especialização permite complementar a graduação e orientar o profissional em direção a uma especialidade. (Fonte: ImageFlow/Shutterstock/Reprodução)

Até algumas décadas atrás, era comum que um mesmo médico atendesse a todo tipo de demanda e que um advogado aceitasse processos de muitas áreas, mas isso mudou. O avanço no desenvolvimento científico e tecnológico fez que o mercado segmentasse o trabalho.

E é aí que entra a pós-graduação. Com esse nível de formação, entende-se que o egresso de uma especialização domina as competências gerais próprias da profissão e tem expertise em um campo específico.

2. Atualização acadêmica e profissional

Outra razão pela qual a especialização é procurada se refere à capacidade de atualização. Esse curso permite que um profissional com boa bagagem se mantenha por dentro das principais transformações de seu campo profissional.

Além disso, já que são ofertados por universidades, pode-se conciliar uma formação voltada para o mercado sem perder a excelência acadêmica. Tem coisa melhor que um curso de média duração que mescle a experiência do mundo do trabalho com o ensino apurado de mestres e doutores?

3. Aproximação com outras áreas do conhecimento

A pós-graduação permite customizar a formação com facilidade de acordo com as competências necessárias. (Fonte: LazyBear/Shutterstock/Reprodução)

Tem sido comum que os colaboradores sejam demandados para uma atuação interdisciplinar. Um profissional de gente e gestão, por exemplo, precisa conhecer administração, psicologia, direito e outros temas. Por isso, a especialização é uma forma interessante de complementar a área de formação original com um percurso nos principais temas dos campos acadêmicos e profissionais afins. 

4. Melhoria no currículo

Todo mundo quer subir na carreira; para isso, a especialização pode ser um degrau e tanto. Ao traçar seu objetivo em uma organização, procure garantir uma formação que auxilie a conquista desse objetivo.

Ninguém sabe quando surgirá a vaga dos sonhos, sobretudo na tendência crescente de as empresas funcionarem sob a cultura de testes. Quem tiver um currículo mais bacana dá o salto para uma vaga mais interessante ou até para outra empresa.

5. Metodologia e horários flexíveis

Investir em educação continua sendo um ótimo diferencial; por meio da pós-graduação, pode-se fazer isso no próprio ritmo. (Fonte: Dindumphoto/Shutterstock/Reprodução)

Outra razão pela qual vale a pena optar por uma graduação é o perfil do curso. Como ele é voltado a profissionais cujas agendas costumam ser exigentes, os horários e a metodologia de ensino dão mais autonomia e consideram a rotina atribulada de quem trabalha.

É nesse sentido que a modalidade de ensino a distância tem ganhado expressão. Isso permite que o profissional economize tempo e estude em intervalos, deslocamentos e outros momentos propícios.

6. Promoção de networking

Outro benefício de uma pós-graduação é uma sólida rede de contatos. Nesses cursos, você pode encontrar os melhores profissionais de determinada área, sobretudo se optar por uma instituição de ensino que seja referência em qualidade.

O Mackenzie oferece uma série de cursos de especialização em diversos ramos do conhecimento e concilia duas ótimas características: mais de 100 anos de tradição acadêmica e interface com o mercado. É o melhor de dois mundos, não é? E, graças a isso, também temos os melhores alunos.

Confira qual o curso que melhor se adequa às suas necessidades e se inscreva. São só benefícios.

41570cookie-check6 benefícios que uma pós-graduação pode proporcionar