Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie
Se você tem a percepção de que grande parte da sua renda tem sido dedicada ao pagamento de impostos, está certo: em 2019, a taxa tributária no Brasil atingiu o índice de 35% do Produto Interno Bruto (PIB). Por esse motivo, organizações demandam cada vez mais profissionais capacitados para lidar com a questão tributária, que apresenta uma série de complexidades, como a legislação ampla, além de exigir conhecimentos interdisciplinares de quem trabalha com o assunto.
Conheça mais sobre o mercado nessa área.
Segundo a professora Fulvia Helena de Gioia, chefe do Núcleo de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a tributação é um aspecto que atinge pessoas físicas e jurídicas, em todas as áreas, independentemente do tamanho da organização. Por isso, ela indica que empresas não podem abrir mão de profissionais capacitados para lidar com essa frente.
“O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, e os efeitos da tributação impactam o exercício da atividade empresarial na medida em que atingem custos e margem lucrativa”, diz a professora. É nesse sentido que ter uma formação na área pode ser um ótimo diferencial.
Profissionais de diversas áreas podem contribuir com o campo tributário, a exemplo de advogados, contadores, administradores e economistas. E essa é justamente uma das principais características que torna a formação tão interessante. A pós-graduação em Tributação e Negócios da UPM é muito indicada para quem quer se aprofundar na área. O curso é pensado para oferecer aos alunos as principais ferramentas de direito, direito empresarial, contabilidade, gestão e governança corporativa, incluindo compliance.
Os conhecimentos da área podem ser úteis para qualquer organização, de startups a escritórios de consultoria, auditoria, advocacia ou contabilidade. A universidade tem um corpo de profissionais (docentes, curadores e tutores) altamente qualificado, composto de doutores e mestres atuantes no mercado e capazes de ofertar a visão da aplicabilidade dos conteúdos teóricos lecionados.
Nos cursos da UPM, o acompanhamento dos professores tutores é semanal e voltado a dar o suporte para a realização de atividades e solução de dúvidas durante todo o curso.
A pandemia de covid-19 trouxe a necessidade de adaptação do ensino para a modalidade remota, mas as universidades mais sólidas, a exemplo da UPM, já têm estrutura e metodologias direcionadas ao ensino à distância, de forma a permitir uma formação que concilie a disponibilidade do estudante com um campo prático e teórico de excelência.
O momento também tem exigido adequações de empresas e acirrado a competitividade, razão pela qual uma gestão tributária eficiente pode ser vital para a margem de lucro e sobrevivência de um negócio.
Segundo Gioia, este momento do mercado requer fundamento múltiplo na área da tributação. “O conhecimento dos efeitos tributários permite o planejamento dentro da legalidade, com avaliação e minimização de riscos. Além disso, há uma reforma tributária em debate que precisa ser acompanhada para o dimensionamento de seus reflexos nos diversos campos das atividades empresariais”, afirma a professora.