Quais são as habilidades dos profissionais do futuro? 

Cada vez mais as ferramentas digitais cumprem um papel importante no mercado, otimizando o trabalho de diferentes empresas e setores. Contudo, essas mesmas tendências criam um anseio em muitos profissionais, que têm medo de não conseguirem acompanhar as mudanças em suas respectivas áreas. Afinal, as competências técnicas e comportamentais exigidas pelas empresas mudam tão rápido quanto o impacto dessas novas tecnologias. O que fazia sentido ontem para os profissionais do futuro pode não fazer mais amanhã.  

Hard skills e soft skills

A fim de contornar esse cenário, aqueles que procuram realizar uma transição de carreira ou conquistar uma promoção no trabalho devem ter uma junção de diferentes habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) mapeadas como essenciais para os profissionais do futuro. Enquanto cursos, treinamentos e workshops ajudam a conquistar a primeira, a segunda depende das aptidões sociais de uma pessoa, adquiridas por experiência de vida. 
 
O último relatório Future of Jobs, da The World Economic Forum (WEF), lançado em 2023, apontou que 44% das habilidades atuais ficarão obsoletas até 2027 devido ao avanço tecnológico. De acordo com as empresas pesquisadas, o pensamento analítico e o criativo serão as habilidades que mais crescerão em importância nos próximos cinco anos. O mesmo estudo mostra como a volatilidade e a incerteza também fazem parte do mercado de trabalho atual, exigindo de profissionais qualidades como resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. 
 
O pensamento analítico envolve a capacidade de avaliar e orientar decisões usando informações disponíveis. Posto que o contexto do mercado é instável, organizações estão se estruturando cada vez mais para serem orientadas a dados (data driven). A tendência do momento são os profissionais da área. Por outro lado, o pensamento criativo mostra alguém capaz de enxergar oportunidades em vez de lacunas e problemas. Ao contrário da ideia popularizada de que a criatividade é inerte a um grupo seleto de pessoas, se expor a diferentes experiências, ideias e outros grupos pode desenvolver a prática para alguém.  

O ranking das habilidades dos profissionais do futuro

Confira o ranking das habilidades dos profissionais do futuro mapeadas pelo estudo e em que categoria se enquadram: 

  1. Pensamento analítico (cognitiva) 
  1. Pensamento criativo (cognitiva) 
  1. Resiliência, flexibilidade e agilidade (autoeficácia) 
  1. Motivação e autoconsciência (autoeficácia) 
  1. Curiosidade e aprendizagem contínua (autoeficácia) 
  1. Alfabetização tecnológica (tecnológica) 
  1. Confiabilidade e atenção aos detalhes (autoeficácia) 
  1. Empatia e escuta ativa (trabalho em equipe) 
  1. Liderança e influência social (trabalho em equipe) 
  1. Controle de qualidade (gerencial) 

 
Ademais, além das habilidades que ficarão obsoletas, funções serão esquecidas. Com o avanço da tecnologia, alguns trabalhos deixarão de existir e novos surgirão, pois o mercado de trabalho em 2024 é dinâmico e competitivo. Por isso, profissionais devem estar preparados técnica e emocionalmente para mudar de cargo ou se adaptar a novas formas de trabalhar.  
 
Ao contrário dos pais e avós desta geração, que tiveram como parâmetro de sucesso uma carreira estável, traçada na mesma empresa e mesma função, a nova leva de profissionais precisa ser multidisciplinar, atualizando-se constantemente. Dessa forma, adquirir conhecimentos sobre diferentes campos, mesmo que não atuando diretamente com ele, faz com que o colaborador entenda novas dinâmicas para buscar soluções em grupo, pensando em um contexto empresarial maior. 
 
Portanto, os caminhos para ser um desses profissionais do futuro são o reskilling e o upskilling. O primeiro se refere a aprender novas habilidades para realizar um trabalho diferente, enquanto o segundo se trata de aprender novas competências para evoluir e inovar em sua carreira. 

Reskilling e Upskilling

Pensando em aplicar o reskilling e o upskilling na sua jornada profissional: 

Hoje, as empresas normalizam algumas mudanças que não tomavam atenção das mesmas até anos atrás, como o home office e o uso de Inteligência emocional (IA). Até discussões sobre uma semana de quatro dias entraram no radar das tendências para os próximos anos. Certamente, pela primeira vez, empresas estão olhando para os problemas de uma forma diferente, sem precedentes, e os profissionais precisam acompanhar o mesmo movimento. 

Para quem procura realizar uma transição de carreira ou uma promoção no trabalho, a pós-graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi desenvolvida para atender às demandas dos profissionais do futuro. A Universidade conta com um extenso portfólio de cursos voltados a profissionais já graduados, com muitas alternativas para quem quer crescer profissionalmente, agregar conhecimento, especializar-se em novas ferramentas, metodologias e ainda construir um networking de qualidade. Com opções de cursos em formato presencial, on-line ao vivo e de ensino a distância (EaD), é possível se manter qualificado de qualquer lugar do mundo, no seu próprio tempo. 

Conheça a pós-graduação Mackenzie

80050cookie-checkQuais são as habilidades dos profissionais do futuro?