Pós-graduação: qual é a hora certa para começar?

Se você está terminando sua graduação e cogita a possibilidade de potencializar seu currículo, deve considerar a pós-graduação como uma opção. Seguir nos estudos é importante para impulsionar a carreira, mas talvez você se pergunte: quando começar?

Quando devo começar uma pós-graduação?

O melhor momento para ingressar em um curso de pós-graduação é quando você quer atingir novos objetivos profissionais. Contudo, deve considerar se há tempo disponível para realizá-lo.

Há quem prefira “respirar” um pouco depois da pressão dos anos de faculdade, focando o exercício de sua profissão para crescer na carreira em que atua.

É preciso garantir que tem tempo disponível para o curso. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Em contrapartida, iniciar um curso quando recém-formado tem a seu favor estar acostumado à rotina de estudos. Nesse caso, é indicado que a escolha seja próxima à área de formação.

Em todos os cenários, para tomar a melhor decisão, certifique-se de ter disponibilidade para as leituras obrigatórias, execução de trabalhos e provas, bem como afinidade com o curso escolhido.

Posso fazer pós-graduação em área diferente?

Fazer uma especialização é uma maneira eficaz de mudar de área sem fazer uma graduação. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Resolvida a dúvida sobre quando começar, saiba que você pode fazer um novo curso em qualquer área. Essa possibilidade pode ajudar a expandir seu horizonte profissional.

Não é incomum que muitos pós-graduandos optem por uma formação complementar na área administrativa ou de marketing, por exemplo. A união de ramos diferentes costuma ser bem vista no mercado de trabalho.

Fazer uma pós é opção para quem deseja mudar seus rumos profissionais sem a necessidade de fazer uma nova graduação e, assim como uma faculdade regular, você pode optar pela pós-graduação presencial ou no formato de Ensino a Distância (EaD).

Considere sua experiência e seu futuro profissional

Com planejamento, você pode fazer uma pós que abra oportunidades profissionais. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Em entrevista para a Exame, Rafael Souto, Chief Executive Officer (CEO) da consultoria Produtive, falou da importância de seguir estudando. Para ele, isso mostra aos gestores que você tem ambições e não está estagnado.

Souto também afirma que deve ser considerado o que você almeja para sua carreira. Evite cursar uma pós-graduação sem critérios: planeje seu futuro para não ser um profissional muito capacitado em uma empresa sem oportunidades.

Com olhar atento às necessidades do mercado, os Masters in Business Administration (MBAs) em Gestão Financeira Digital em Contexto Internacional e Governança Corporativa e Compliance, oferecidos pelo Mackenzie, são opções para profissionais com cargos de gestão.

Formado em Direito? O curso de Direito Tributário Empresarial e Planejamento Fiscal pode abrir caminho no mundo corporativo. Igualmente a pós-graduação em Gestão Estratégica Empresarial. A profissionalização da gestão institucional é a tônica do século XXI.

Leia também:

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fontes: UCPel, Exame

65370cookie-checkPós-graduação: qual é a hora certa para começar?