O que é cultura organizacional e como ela interfere na carreira?

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

É uma tendência global: as empresas estão procurando mais do que um currículo com boas referências e qualidades técnicas, estão querendo pessoas que tenham fit cultural, que se identifiquem com a cultura organizacional. Por isso, sua carreira também pode ser beneficiada se sua busca por emprego for concentrada em companhias que combinam com você, com seus valores e com a forma que você acredita que seja correto trabalhar.

Fit cultural

(Fonte: Giphy)

O fit cultural contribui para sua motivação no dia a dia e pode fazer a diferença para que seu trabalho seja valorizado pela empresa. Muitas vezes, isso é tão importante quanto salários e benefícios, afinal abre portas para o crescimento profissional. Também é interessante ter em mente que os colaboradores passam boa parte dos dias no trabalho, então é melhor fazer isso em um lugar onde você se sente bem e é valorizado.

Afinal, o que é cultura organizacional?

(Fonte: Giphy)

De acordo com o psicólogo social Edgar Schein, um dos principais estudiosos do tema, cultura organizacional é “o conjunto de características-chave que a organização valoriza e assim a diferenciam das demais empresas”. Para ficar mais claro, é possível fazer uma analogia com a personalidade de um indivíduo: as empresas têm comportamentos ou características que valorizam, assim como as pessoas.

Dessa maneira, a cultura organizacional é definida por valores, missão e visão de uma empresa e influencia tanto a forma como ela se posiciona no mercado quanto seus processos internos, objetivos de negócio, relação entre colaboradores, entre outras questões importantes para o dia a dia.

Por que a cultura organizacional é importante?

Você costuma fazer amizade com pessoas que tenham valores parecidos com os seus, certo? Afinal, é difícil conviver com alguém completamente diferente. Na carreira, isso acontece de forma semelhante; é muito mais produtivo estar em uma empresa cujos valores fazem sentido e que valoriza o tipo de profissional que você é.

Apenas para dar um exemplo simples: alguém que gosta de formalidade pode ter problemas para se encaixar em uma empresa supermoderna e flexível; da mesma maneira, a companhia espera atitudes que simplesmente não fazem parte de quem esse colaborador é. Esse profissional poderia ser muito valorizado por uma organização com uma cultura mais conservadora.

(Fonte: Giphy)

Naturalmente, é difícil encontrar uma empresa com a qual você concorde completamente; além disso, seus valores podem mudar ao longo da carreira. Ainda assim, você já terá um bom caminho se tiver uma ideia de em qual tipo de empresa gostaria de trabalhar, focando sua busca por emprego nesses locais.

Como descobrir a cultura organizacional de uma empresa?

Quando você encontra uma empresa que tem
(Fonte: Giphy)

Pense, por exemplo, na forma como a companhia lida com a hierarquia. Há aquelas que seguem modelos mais verticais, em que os líderes definem as ações e os subordinados se concentram na execução; em outras, pessoas em qualquer nível podem dar ideias e falar abertamente com os diretores.

Outro ponto é considerar como são os critérios de promoção. Há companhias que valorizam o desempenho individual, outras que reconhecem mais o comportamento, entre outros aspectos. Avalie, também, a forma como a organização desenvolve o trabalho ao longo do tempo: ela está sempre buscando formas de inovar, inclusive assumindo riscos para isso ou é mais conservadora, agindo apenas depois de muito estudo?

Observe, ainda, se a empresa tem processos bem definidos para cada departamento ou se os colaboradores podem fazer seu trabalho como preferirem. Sabendo como o fit cultural é importante, os recrutadores estão desenvolvendo o costume de divulgar quais características buscam nos colaboradores. Há, inclusive, organizações que aplicam questionários sobre isso logo nas primeiras etapas de seleção. Preste atenção neles.

Fonte: People and results, Bettha Capacitação e Empregabilidade, Endeavor, Bayer Jovens e Hays.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

O que achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0