Quais são as profissões do futuro no Brasil?

As mudanças repentinas causadas pela pandemia mundial de covid-19 demonstram quão rápido tudo pode mudar. De repente, o mundo se acostumou a trabalhar e a comprar sem sair de casa, a falar com parentes por chamadas de vídeo e até as experiências culturais, como shows, festas e happy hours, ganharam versões online.

A pandemia acelerou tendências que já vinham acontecendo desde a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, quando a automação e a tecnologia da informação transformaram o conceito de colaboração entre humanos e máquinas.

Agora, é praticamente impossível imaginar um futuro do mercado de trabalho sem uma grande valorização das profissões da área da Tecnologia da Informação (TI), mas especialistas alertam para a importância dos efeitos das tomadas de decisões e das capacidades críticas e analíticas humanas que as máquinas (pelo menos por enquanto) não conseguem imitar.

Uma pesquisa do Center for the Future of Work realizada pelo Cognizant Technology Solutions, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, previu, por meio de mapeamento de dados, as profissões do futuro para as próximas décadas.

Apesar de algumas delas parecerem saídas de um filme de ficção científica como um curador de memórias pessoais (profissional responsável por coletar dados e recriar experiências passadas para pessoas que perderam a memória) ou um oficial de diversidade genética, outras já existem e começam a ganhar espaço. 

É o caso do gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial (IA), profissional que implementa programas que aceleram a venda de negócios e soluções de IA.

Porém, não precisamos ir tão longe para notar os efeitos da aceleração dos sistemas de informação no cenário laboral atual. A flexibilização do trabalho devido à pandemia levou à maior procura de profissionais da área de TI. 

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Robert Half mostrou que, para 60% das empresas ouvidas, a crise sanitária acelerou o processo de transformação digital das empresas e aumentou tanto a busca quanto a valorização de profissionais de TI.

A velocidade do armazenamento e processamento de dados trasnformou a área da Tecnologia da Informação. (Fonte: Pexels)
A velocidade do armazenamento e do processamento de dados transformou a área da Tecnologia da Informação. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Profissões do futuro na área da Tecnologia

As profissões do futuro na área da Tecnologia não serão somente dos técnicos que arrumam problemas simples em computadores. A Tecnologia da Informação vem sofrendo uma grande transformação à medida que a capacidade de armazenamento de dados vem evoluindo em níveis cada vez mais rápidos.

O conceito de Big Data (tecnologias que automatizam a coleta, armazenamento e processamento de dados) tem-se tornado protagonista. Profissionais dessa área são responsáveis pela programação de códigos e operação de ferramentas de automação, sendo cada vez mais demandados no mercado de trabalho. Esses processos são os utilizados, por exemplo, para personalizar as propagandas para cada consumidor e até em maneiras de controlar o tráfego em cidades.

Big Data e IoT influenciam até o controle do trafégo urbano. (Fonte: Unsplash)
Big Data e IoT influenciam até o controle do tráfego urbano. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Com a consolidação do Big Data, surgem soluções de IA pautadas em tomadas de decisão das próprias máquinas, partindo de grandes bases de dados. Profissionais capacitados para configurar soluções de IA para o objetivo de clientes serão extremamente valorizados.

Outra tendência na Tecnologia da Informação é a Internet das Coisas (IoT, Internet of things, em inglês) que diz respeito à conectividades dos objetos do dia a dia, desde automóveis até sistemas de segurança de uma casa. 

Desse modo, um profissional dessa área usará os conhecimentos citados acima para prestar consultoria para pessoas ou empresas sobre como otimizar recursos pela IoT.

Muito além da TI

Mas nem só de profissionais de TI é feito o futuro do trabalho. Apesar de a Tecnologia influenciar todo o mercado, diversas outras áreas são cada vez mais importantes para a realidade cotidiana. 

O Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) realizaram a pesquisa Carreiras do Futuro para mapear as profissões que se tornarão mais promissoras nos próximos 10 anos no Brasil. A pesquisa ressaltou a importância das áreas de Sustentabilidade, Infraestrutura, Saúde (qualidade de vida), Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Direito.

Alguns destaques interessantes ficaram para profissões como:

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Guia do Estudante, Na Prática, Hotmart, Guia da Carreira, FIA, Cognizant, G1.

47490cookie-checkQuais são as profissões do futuro no Brasil?