O comércio exterior brasileiro já tem mais de 200 anos de história, e, com o desenvolvimento do setor, o escopo de trabalho do profissional responsável pela sua gestão tem se alterado.
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Antigamente, bastava ter um perfil operacional e saber como emitir documentos, controlar prazos, acompanhar regimes aduaneiros especiais e se relacionar com os integrantes da cadeia logística. Hoje, o profissional que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo precisa ir além e ter uma visão mais estratégica e criativa.
Especialmente em tempos de crise, as empresas valorizam quem tem a habilidade de encontrar alternativas que reduzam custos e, ao mesmo tempo, garantam a conformidade das operações aduaneiras.
Por dentro da profissão
Primeiro, é preciso explicar a diferença entre comércio internacional e comércio exterior, duas expressões que podem erroneamente ser vistas como sinônimos. O comércio internacional diz respeito às normas globais aplicadas a produtos e serviços, de maneira uniforme; e o comércio exterior trata das regras internas de um país relacionadas ao comércio internacional.
O comércio exterior trata de questões de natureza comercial, financeira, cambial, tributária, administrativa, aduaneira e logística das operações de exportação e importação de bens e serviços de um país. O setor é responsável por assegurar que todas as mercadorias estejam nas condições exigidas no momento do transporte, além de certificar a presença de toda a documentação necessária e dos impostos quitados para que importação e exportação aconteçam sem nenhum problema.
Os profissionais dessa área precisam compreender todos os aspectos legais e comerciais que envolvem as atividades de entrada e saída de produtos e serviços, bem como os desafios no processo de internacionalização das organizações.
Além da formação
A pessoa que deseja ter uma carreira na área de comércio exterior precisa estudar todos os aspectos contábeis, tributários, administrativos e legais da exportação e importação, além de ser um bom conhecedor de história, geografia, política e economia nacional e internacional.
Além disso, o mercado valoriza imensamente os profissionais que se dedicam a aprender novos idiomas e têm a capacidade de se comunicar com pessoas em diferentes nações e inseridas em outras culturas. Por isso quem tem vivência educacional ou profissional em outro país tende a se destacar na hora de buscar um bom emprego na área.
Destaque no mercado de trabalho
A atuação do profissional de comércio exterior tem vai muito além do operacional dentro da cadeia logística. Ele participa do planejamento estratégico avaliando as estratégias de internacionalização mais adequadas para a empresa (abertura de filiais no exterior, parceria com empresas no exterior do tipo franquia e joint ventures, por exemplo). Além disso, contribui para o aumento da competitividade internacional da empresa conhecendo e fazendo uso estratégico da legislação aduaneira e fiscal.
Vive um momento de plena valorização, atualmente, o profissional de comércio exterior que é capaz de garantir a conformidade das operações aduaneiras e permitir aos importadores e exportadores o uso estratégico dos diversos mecanismos que reduzem a carga tributária e o custo logístico.
Esse trabalho pode ser realizado em indústrias, comércio, instituições financeiras, operadores logísticos, entre outras, e o profissional focado em gestão de comércio exterior também pode ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
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