Leis trabalhistas: o que muda para gestantes durante a pandemia?

O Brasil se vê diante de desafios nunca imaginados até o início de 2020, quando o Ministério da Saúde informou o primeiro óbito registrado por covid-19. Desde então, diversas ondas de contágio vitimaram mais de 500 mil brasileiros.

Nesse cenário, muitas empresas optaram por afastar os colaboradores para trabalhar em home office, mas à margem disso, seguiam muitas indagações sobre como proteger as gestantes, já que a vacinação segue a passos lentos.

Finalmente, no dia 12 de maio deste ano, foi publicada a Lei nº 14.151, que determina o afastamento compulsório de trabalhadoras grávidas enquanto durar a pandemia provocada pela covid-19.

Quais as mudanças promovidas pela Lei 14.151?

Essa lei atende a Convenção 103 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Constituição brasileira de 1988, que defende a promoção da vida, mas deixou muitas dúvidas para colaboradoras e empregadores.

No artigo 1º da lei consta que “Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração”.

Lei 14.151 afastou gestantes compulsoriamente do trabalho durante a pandemia (Fonte: Mila Supinskaya Glashchenko/Shutterstock)
Lei 14.151 afastou gestantes compulsoriamente do trabalho durante a pandemia (Fonte: Mila Supinskaya Glashchenko/Shutterstock) 

Em resumo, enquanto a lei promove o afastamento das gestantes do seu local de trabalho, a Medida Provisória (MP) 1046 preserva integralmente seus salários e possibilita algumas iniciativas que os empregadores podem adotar.

Conheça essas iniciativas:

No entanto, considerando que o período de isolamento provocado pela pandemia ainda pode ser longo, deve-se considerar que a soma de horas a compensar pode se elevar a um patamar que impossibilite a reposição.

Por exemplo, uma funcionária afastada aos 3 meses de gestação teria que somar ainda o período normal de afastamento do pós-parto. Isso resultaria em seis períodos de férias a serem compensadas. É esperado que num período tão longo, muitas delas não terão mais vínculo empregatício com a mesma empresa.

O trabalho das gestantes em seu domicílio é uma realidade
O trabalho das gestantes em seu domicílio é uma realidade (Fonte: Thirdan/Pexels) 

Como administrar os custos impostos pelo afastamento?

Considerando também que o equilíbrio financeiro das empresas foi seriamente afetado, é necessário discutir de que maneira os empregadores poderão assumir integralmente o ônus de uma licença remunerada, especialmente sem a produção de colaboradoras cujas funções não são compatíveis com o trabalho remoto e sem que haja auxílio do governo.

Convém destacar que a previsão da Convenção 103 da OIT foi ratificada pelo Brasil. Nela está previsto que cabe ao Estado, e não ao empregador, arcar com os custos sociais da proteção à maternidade, bem como, proteger às mulheres afastadas neste período de pandemia, sem disponibilidade financeira nas empresas e sem auxílio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Com interpretação oposta, o governo entende que o afastamento não representa necessariamente que a funcionária esteja acometida por alguma doença e tampouco se encontra (por ora) em licença maternidade, então a responsabilidade sobre os custos da sua contratação e seu vínculo empregatício não lhe compete.

Qual a diferença no tratamento dado à gestante e os demais trabalhadores?

Segundo a publicação da Lei a que se refere este artigo, a empregada não poderá firmar acordo de redução proporcional de jornada de trabalho, mas somente executar suas atividades laborais em seu domicílio.

Enquanto não há proibição expressa para a realização de acordo de suspensão temporária do seu contrato de trabalho, pode-se supor que tal medida não será adotada, uma vez que representa prejuízo em relação aos depósitos de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do INSS.

Na outra extremidade dessa discussão, a gestante terá que manter o isolamento social e todos os cuidados recomendados nessa pandemia, não se expondo a aglomerações, sob risco de ter o rompimento do seu contrato de trabalho motivado por justa causa.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Exame, Governo Federal, Conjur, Legislaweb.

49950cookie-checkLeis trabalhistas: o que muda para gestantes durante a pandemia?