Há uma infinidade de termos de língua inglesa usados com relativa frequência pelo mercado brasileiro. É o caso de leasing financeiro. Para compreender o significado, um dos primeiros aspectos a serem considerados é que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não corresponde a uma operação de financiamento no entendimento comum do termo.
Na verdade, mais se parece com a transação de um aluguel. Quem faz a contratação do leasing tem salvaguardado o direito de fazer uso de um bem. A lei brasileira chama esse tipo de negócio ou operação de arrendamento mercantil.
Por meio do arrendamento mercantil, qualquer um pode ter o direito de usufruir de algo, mesmo que não seja seu dono. O leasing financeiro tem como bases a função, a utilidade e o uso de um bem, ou seja, se concentra nas funcionalidades e não em sua propriedade. Simples, não é?
A diferença mais importante entre o financiamento e uma operação de leasing é que, na primeira, quando o contrato termina, o bem passa a ser daquele que aparece como titular do financiamento. No leasing, de acordo com as disposições das cláusulas, o bem pode ou não ser adquirido ao fim do período contratual.
Leasing: entendendo o funcionamento
Imagine que determinada empresa precisa de um maquinário que é muito caro. No momento, ela não tem tanto recurso disponível para isso — ou, por algum motivo, prefere não gastar esse dinheiro. Então, um representante pode ir até um banco e detalhar as características do equipamento. O banco, por sua vez, faz a aquisição e o fornece para a empresa por determinado período, sob um contrato específico.
Quando o contrato vencer, a empresa que usou o equipamento adquirido e fornecido pelo banco tem algumas opções:
- devolvê-lo ao arrendador (no caso o banco);
- fazer a renovação do contrato por mais algum tempo;
- adquirir o equipamento por valor residual, definido no contrato, ou pelo valor de mercado.
Vantagens do leasing financeiro
Como vimos, não existem tantas complexidades em uma operação de leasing. As vantagens também se mostram interessantes para quem deseja fazer uso desse recurso.
- Normalmente, o processo administrativo é rápido e simples.
- É possível escolher o bem com todas as particularidades e características necessárias, além de ser muito fácil a negociação de descontos.
- É possível comprar o bem da operação de leasing.
- Os contratos podem ser feitos por um período menor que a vida útil do bem. Assim, torna-se mais prático evitar a obsolescência de equipamentos, e isso ainda contribui para deixar a renovação tecnológica mais simples.
Agora que as características e o funcionamento do leasing financeiro ficaram bem explicados, é interessante lembrar que existem outras modalidades, como o leasing operacional, o imobiliário e o leasing back — cada uma com suas particularidades e excelentes temas para debatermos em um novo post.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie