Home office: crescem as contratações de profissionais a distância

O trabalho remoto, hoje em dia, é uma tendência. Se antes da pandemia era difícil encontrar empresas que contratassem profissionais para trabalhar em casa, hoje elas estão cada vez mais dispostas de empregar pessoas em outras localidades.

A última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), um indicador de tendências do mercado, mostrou que 73% dos recrutadores aceitariam contratar candidatos de outras cidades além da que a empresa está localizada. Destes líderes, 64% afirmaram que no último ano contrataram pessoas nessa situação, expandindo as fronteiras do espaço físico.

As vantagens do trabalho remoto

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

O trabalho remoto pode ter algumas vantagens em relação ao presencial. Para a empresa, esse modelo simboliza a diminuição de vários custos como os gastos fixos do escritório e os gastos com deslocamentos, além de terem a possibilidade de investirem em talentos de outras cidades, contratando profissionais que talvez não se mudassem para trabalhar na cidade sede da empresa.

Já para os profissionais, o escopo de possibilidades aumenta muito, visto que há a chance de conseguir um novo trabalho e permanecer em sua cidade, sem a necessidade de mudar toda a sua vida. Segundo o levantamento do ICRH, mais de 90% dos trabalhadores entrevistados se disseram dispostos a assumir uma vaga remota em outra localidade.

Os desafios dessa modalidade de trabalho

(Fonte: Pexels/Reprodução)

Contudo, trabalhar em outra cidade exige que a empresa faça adaptações e tenha alguns cuidados quanto às dificuldades que podem surgir, uma delas é o treinamento do novo profissional para as demandas exigidas no cargo.

Segundo os recrutadores, os principais desafios de contratar trabalhadores nesta modalidade envolvem a aproximação com a equipe, a adaptação à cultura corporativa e o tempo gasto em treinamento. Uma pesquisa da plataforma Workana, que conecta profissionais freelancers, mostrou que esse tipo de trabalho exige mais foco em objetivos e metas específicas.

Sendo assim, o modelo pode se tornar muito efetivo caso as empresas e os funcionários estejam bem conectados em sua comunicação, e tenham clareza sobre o que é esperado do trabalhador.

Plataformas para encontrar um trabalho remoto

(Fonte: Pexels / Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

Está de olho nas vagas para trabalhar de forma remota? Há várias plataformas que podem auxiliar neste objetivo. Confira algumas:

Leia também:

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Exame, Onze, G1

68760cookie-checkHome office: crescem as contratações de profissionais a distância