Desde a ascensão das startups, inúmeras áreas vêm aderindo a um vocabulário bem particular, com termos e siglas de origem inglesa. Isso tem acontecido não apenas no segmento de tecnologia, mas também em empresas de comunicação, finanças e varejo. Afinal, as transformações que vivemos hoje são globais, e o inglês é uma língua universal.
Mas será que você está por dentro desse novo universo? Listamos aqui 24 palavras que estão entre as mais importantes nesse novo ambiente organizacional. Confira!
Processo em que se identificam as características que serão os diferenciais de um produto ou serviço.
Trata-se do modelo de autofinanciamento, quando o empreendedor dispõe de todo o recurso necessário ao projeto.
Processo de listagem de ideias sobre desafios prováveis e formas de resolução para a startup tirar os planos do papel.
Refere-se à computação em nuvem, que economiza recursos e permite a flexibilização do trabalho.
Modelo de escritório compartilhado por empreendedores e profissionais liberais.
É o financiamento coletivo que costuma ser feito por portais específicos em projetos que dependem de aporte.
Data em que se apresenta uma nova empresa a investidores e outros públicos importantes.
Trata-se de uma revisão feita periodicamente em setores específicos da empresa para apurar falhas ou detectar a conformidade de práticas e processos.
Refere-se à ideia de comércio eletrônico, em que lojas virtuais vendem produtos pela internet ou permitem que consumidores façam negócios entre si.
Startup jovem, com até três anos.
Trata-se do aporte de capital necessário ao crescimento da startup após ela ter-se demonstrado viável.
O conceito se remete à taxa mínima de retorno necessária para que um investimento seja viável.
É o indicador-chave de desempenho pelo qual se mede o sucesso das metas da empresa.
Refere-se ao produto ou serviço que se encaixou como uma luva no mercado.
O minimum viable product, ou mínimo produto viável, é uma versão compacta do que a startup oferece e que será testada.
Rede de relacionamentos com os públicos que envolvem a startup, passando por investidores, parceiros, fornecedores e clientes.
Pequeno discurso de apresentação e venda do produto ou serviço da startup.
Return on investment ou retorno sobre investimento.
Valor pago para direito de uso de marcas, patentes, franquias ou outra questão protegida por relação de propriedade intelectual.
Trata-se do capital semente, ou seja, aquele captado pela empresa no momento do seu nascimento.
Produto ou serviço elaborado por uma empresa que se desenvolve a ponto de ganhar vida própria e se desmembrar da corporação.
Públicos internos e externos com os quais a startup dialoga: governo, investidores, funcionários, acionistas, concorrentes, mídia etc.
Empreendimento em estágio inicial com vocação de crescimento e consolidação, em geral inovador e ligado à área tecnológica.
Mecanismo que visa mensurar o valor de mercado de uma empresa, considerando ativos, fluxo de caixa e expectativa de expansão comercial.
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Fonte: Conjet.