Da vida molecular aos grandes ecossistemas, o biólogo pode trabalhar com microrganismos, plantas, animais, ecossistemas, biotecnologia, gestão ambiental, criação de leis e até mesmo na área da saúde. Quem pensa em estudar Biologia pode atuar no mercado de trabalho em uma diversidade de postos.
Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
“Quando entramos no curso, conhecemos outro mundo através da biologia. Aprendemos a entender um pouco melhor o comportamento da vida e dos organismos vivos ao nosso redor. Mas precisamos escolher um caminho a seguir, e a especialização ajuda bastante nesse momento, para quem vê perspectiva além da carreira de professor”, afirma André Scandolara, biólogo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mestre pela Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó).
A biologia é uma área em constante crescimento, pois nunca houve tanta preocupação com a saúde humana e do planeta como hoje. O mundo está cada vez mais alerta aos danos que que as ações humanas irresponsáveis podem causar à vida na Terra.
Estudando a biologia
A biologia nada mais é do que o estudo da vida e compreende morfologia, fisiologia, anatomia, comportamento, origem, evolução e distribuição dos seres vivos, macro ou microscópicos, além dos processos vitais e das relações entre eles. Como as formas de vida em nosso planeta são várias, na biologia é possível estudar e se especializar em diferentes áreas, como zoologia, botânica, genética, forense, molecular, ecologia e tantas outras.
Mercado de trabalho
Existem algumas áreas de atuação da biologia que estão em notável crescimento por conta da preocupação com o meio ambiente e a vida.
Pesquisa e educação
O formado em Ciências Biológicas pode atuar como cientista e pesquisador. O biólogo pode continuar na vida acadêmica com especializações e pós-graduações, como mestrado e doutorado, produzindo conhecimento para as futuras gerações ao nutrir e atualizar as pesquisas da área. De acordo com o Conselho Federal de Biologia (CFBio), cerca de um terço dos prêmios Nobel de Fisiologia ou Medicina foi concedido a pesquisadores de Ciências Biológicas.
Biotecnologia e genética
Para entender mais sobre a genética, a presença do biólogo no laboratório é essencial, pois é ele quem compreende como os organismos vivos se comportam e se relacionam com a vida ao redor, na manipulação de organismos para a produção de remédios e vacinas e até mesmo nas pesquisas para clonagem, por exemplo.
Institutos ambientais
Em instituições governamentais e ONGs, o profissional atua na preservação e no manejo dos organismos vivos de uma região específica, como reservas ecológicas, ou administrando e gerenciando parques ecológicos e unidades de conservação de flora e fauna. Muitas vezes, nessa área, é preciso viajar e estar em constante contato com o meio ambiente.
Biologia forense
A biologia também está na polícia científica, onde o profissional atua com equipes policiais para resolver crimes. Os biólogos são responsáveis por examinar amostras de sangue, fluidos corporais, cabelos, plantas e insetos encontrados na cena. Pode atuar, também, solucionando outros tipos de crime, como contaminação ambiental e tráfico de animais.
Indústrias
Nesse setor, o biólogo pode trabalhar nas indústrias de medicamentos, de alimentos e bebidas ou em empresas de biotecnologia. Nas fábricas, o profissional pode ser responsável por desenvolver produtos que tenham microrganismos na composição, como bactérias e fungos. Cuida, também, da área da qualidade de processos, fazendo a fiscalização dos alimentos.
Consultoria
Outras áreas que merecem ser mencionadas são as de consultoria para a Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e as de Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), necessárias para que obras sejam autorizadas a acontecer.São muitas oportunidades para quem quer ingressar no universo da biologia.
Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Ciências Biológicas.