Anywhere office: o que é e quais são os benefícios?

Uma nova modalidade de trabalho tem-se apresentado como um upgrade do home office, disseminado durante a pandemia de covid-19. O anywhere office, que em tradução livre significa “escritório em qualquer lugar”, é um conceito que dá mais liberdade para os trabalhadores e para as empresas.

Anywhere office é a ideia de olhar qualquer lugar como escritório. (Fonte: Pixabay)
Anywhere office é a ideia de olhar qualquer lugar como escritório. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

No anywhere office, o trabalho pode ser realizado em coworkings, sedes de diferentes empresas, cafés, bibliotecas ou simplesmente qualquer espaço que ofereça wi-fi e acomodações para se trabalhar. 

A ideia é implementar ferramentas e estratégias para que todo lugar possa ser encarado como escritório, assim até mesmo o trabalhador que está em trânsito, em hotéis ou aeroportos, por exemplo, pode realizar suas funções com qualidade.

Então, o anywhere office pode até englobar o home office, mas vai além disso, pois é uma inovação que vem no sentido das tendências da economia compartilhada. Essa é a ideia de dividir veículos e espaços que conquistou o mundo com empresas como a Uber e o Airbnb.

Novo normal do mercado de trabalho

Depois que a pandemia de covid-19 atingiu o mundo todo, houve uma mudança na realidade da maioria das empresas. No Brasil, um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA) mostrou que, entre 139 pequenas e médias empresas, 50% acham que a produtividade aumentou com o trabalho remoto, e 34% pretendem continuar nessa modalidade quando a pandemia acabar. Outra pesquisa, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta que 80% dos gestores de empresas brasileiras aprovam o trabalho remoto.

Vantagens para as empresas

Uma vez que as pesquisas tendem a demonstrar que não há perda da qualidade no trabalho no anywhere office, as empresas podem se concentrar nos benefícios dessa modalidade. 

A principal é a redução de custos com aluguéis, IPTU, luz e tudo o que a manutenção de um escritório gera. O engenheiro de facilities do Banco Inter, Pedro Quadros, exemplificou em uma entrevista que a instituição chegou a economizar R$ 1 milhão em menos de 1 ano ao adotar soluções de coworking.

Além disso, uma vez que não há limitações geográficas para a busca e aquisição de talentos, as empresas podem qualificar ainda mais seu rol de profissionais contratando colaboradores em diversas partes do país e até do mundo.

Vantagens para os trabalhadores

Uma pesquisa americana do portal Officevibe mostra que o trabalho remoto diminui consideravelmente os níveis de stress dos trabalhadores. A saúde melhora não somente no sentido psicológico, mas com a possibilidade de adequar a agenda para melhores horários, 70% dos entrevistados relatam que se sentem mais saudáveis fisicamente também.

Outra vantagem é a possibilidade de uma mudança de estilo de vida. Existe um movimento de trabalhadores saindo das grandes metrópoles em busca de vidas mais tranquilas no interior, longe do trânsito e da necessidade do uso de transporte público lotado.

Networking é uma das vantagens para os adeptos do anywhere office! (Fonte:Pexels)
Networking é uma das vantagens para os adeptos do anywhere office! (Fonte: Pexels/Reprodução)

Quando o trabalho é realizado em espaços de coworking também existe um fortalecimento do networking e muitas vezes essas novas relações criam novas oportunidades profissionais. 

A maior liberdade para viagens também faz os colaboradores trazerem mais experiências de vivências internacionais e de diferentes culturas para as empresas. Nesse cenário, Laércio Albuquerque, presidente da empresa de tecnologia Cisco do Brasil, afirma em entrevista para o Yahoo! Finanças que o futuro do trabalho tem a ver com o que você faz e não com o lugar onde você está. 

Assim a ideia de home office já é algo do passado. O anywhere office é um passo além no trabalho remoto e pode dar ao trabalhador ferramentas para otimizar seu tempo e sua qualidade de vida.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Beer or Coffee, HuffPost, Yahoo! Finanças, Você S/A, Folha +, Veja, Pan Rotas.

49300cookie-checkAnywhere office: o que é e quais são os benefícios?