Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
O mercado de trabalho tem se reinventado a cada dia devido ao avanço tecnológico, que fez surgirem novas ferramentas, máquinas e profissões para atender às demandas atuais.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo McKinsey Global Institute, cerca de 30% das atividades profissionais nos Estados Unidos podem ser automatizadas com o uso de máquinas.
Nesse cenário, as possibilidades de trabalho de desenvolvimento se ampliaram, principalmente para os estudantes, que têm nas mãos a chance de entrar em uma profissão nova e futuramente se tornar referência na área. Para você começar a se preparar para esse novo mercado, reunimos 7 fatos sobre a realidade do mercado de trabalho no Brasil.
Atualmente no mercado de trabalho, as organizações buscam por profissionais com conhecimentos variados para trabalhar em projetos, promovendo mais liberdade e autonomia aos trabalhadores. Além disso, quem adota esse sistema poderá trabalhar em várias empresas, sem necessariamente ficar restrito a apenas uma.
A tecnologia facilitou a relação entre as empresas e os empregados. Com as diversas ferramentas existentes, a presença física no escritório para desempenhar suas funções ou participar de reuniões não tem de ser algo obrigatório. Essa facilidade proporciona mais liberdade às pessoas e permite que elas morem e trabalhem em qualquer lugar do mundo.
Trabalhar apenas em troca de um salário não é mais o que as pessoas (e principalmente os jovens) almejam. A expectativa de dedicar seu potencial a uma empresa que tenha os mesmos valores é o desejo desse novo público. Além disso, ambientes que oferecem benefícios como flexibilidade, incentivo ao estudo, desenvolvimento pessoal e de carreira com certeza terão mais chances de atrair os melhores profissionais.
Muitas das profissões, principalmente as operacionais, serão substituídas pelo uso de máquinas e robôs. Porém, as pessoas não terão menos trabalho, mas sim a possibilidade de reciclar seus conhecimentos e encontrar novas posições de acordo com as exigências do mercado. Por isso, quanto antes as pessoas se preocuparem com o futuro, melhores serão suas oportunidades na carreira. A tecnologia é uma realidade e tem alterado as relações; então, por que já não promover mudanças?
Empresas que ainda seguem o sistema de gestão centralizada estão perdendo cada vez mais espaço no mercado. Isso não significa que os cargos de chefes, diretores e coordenadores vão acabar; eles vão se reinventar. E isso vai acontecer porque os profissionais buscarão lugares que ofereçam autonomia e liberdade para criar e se desenvolverem sem cobranças e pressão.
Os espaços colaborativos de trabalho ganharam força recentemente entre profissionais autônomos e empresas que buscavam uma opção mais simples e acessível para ter um escritório físico. Outro motivo do sucesso desses locais é a facilidade de locação, que é baseada em contratos mensais ou por períodos específicos, eliminando toda a burocracia que existe quando se trata de alugar um imóvel. Os coworkings já são uma realidade, e a expectativa é de que esses espaços se popularizem ainda mais.
A inteligência artificial vai estar cada vez mais presente nas empresas e auxiliar o desenvolvimento do trabalho realizado pelo homem, contribuindo ainda com a geração de dados e relatórios mais precisos.