6 propostas criativas de RH para cuidar da saúde mental

A saúde mental dos colaboradores das empresas tem sido alvo de preocupação para os setores de Recursos Humanos (RH). O percentual dos funcionários deprimidos ou com altos níveis de estresse subiu muito durante a pandemia da covid-19. que trouxe desafios como o isolamento social e a crise financeira.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), já em 2017, 5,4% da população brasileira era acometida por problemas de saúde mental. Diante desse impasse, várias companhias buscam alternativas para auxiliar seus funcionários a superar as dificuldades. As opções apresentadas são variadas, como dias de folga para brincar com seus filhos, horários flexíveis e acompanhamento psicológico ilimitado. Confira algumas propostas.

1. Ri Happy 

A empresa de brinquedos instituiu o dia 28 de maio de cada ano como o “Dia do Brincar”. O programa beneficia seus mais de 3 mil funcionários com uma folga: os colaboradores do setor administrativo podem se ausentar nesse dia, enquanto os trabalhadores do setor de vendas devem programar sua folga.

A diretora de RH da empresa, Alexandra Carrão, relata que o momento da brincadeira deve ser levado a sério, pois a rotina afasta o tempo de convívio e a qualidade nas interações entre adultos e crianças.

Sair da depressão necessita de auxílio e incentivo
Os setores de RH nas empresas usam e abusam da criatividade ao propor novos cuidados com os colaboradores. (Fonte: Liza Summer/Pexels)

2. DASA

O programa Dasa Cuida foi criado para atender os mais de 40 mil funcionários da empresa de saúde. Ele compreende o atendimento com terapias sem limite de consultas, gratuito e online.

O resultado foi surpreendente: entre os funcionários com depressão moderada que buscaram por terapia online, a taxa, que antes era de 58%, regrediu para apenas 5%. E os relatos de ansiedade caíram de 26% para 5%.

3. Petz

A empresa do ramo veterinário mandou muito bem na criatividade e criou uma política de apoio aos funcionários que adotam um bichinho, dando dois dias de folga para o convívio com o novo amigo. A esse programa deram o nome de PETernidade. Os mais de 5 mil funcionários só precisam apresentar o termo de adoção 5 dias antes da pretendida folga.

A iniciativa é ótima tanto para os bichinhos, que não ficam tão sozinhos, quanto para os pais de pet — afinal, não é novidade para ninguém os benefícios que os animais domésticos promovem à saúde mental dos humanos!

4. Unilever

Contando com mais de 12 mil colaboradores, essa empresa foi uma das pioneiras a demonstrar preocupação com a qualidade de vida deles. Uma das iniciativas de enfrentamento se dá com a plataforma wellbeing, que abraça as saúdes física, mental e emocional. 

A empresa também oferta horários flexíveis, trabalho remoto e acesso a academias, além do programa Bio Feedback, que gerencia transtornos de estresse e ansiedade, bem como identifica gatilhos que geram os distúrbios.

5. Nubank

A cofundadora da startup financeira, Cristina Junqueira, viu a necessidade de oferecer aos funcionários e seus dependentes assistência psicológica, jurídica e econômica por 24 horas, todos os dias da semana. O programa de apoio, denominado NuCare, conta com ambulatório para atendimento de casos de depressão ou ansiedade. 

6. Barsclays

O banco britânico criou o programa de auxílio This is Me, no qual os funcionários são incentivados a registrar suas experiências e seus desafios mentais, assim como contar suas histórias. A intenção é quebrar paradigmas que envolvem esses transtornos e dar apoio às pessoas para que elas consigam enfrentar suas dificuldades. 

Apesar do tabu existente em relação à saúde mental, esse caminho é uma iniciativa que visa desmistificar o assunto, mesmo porque evidencia a quem está passando por essa experiência que não se está sozinho na caminhada.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: VocêRH, Primeira Infância, Vida Simples, TEDTalks, Beerocoffee.

50470cookie-check6 propostas criativas de RH para cuidar da saúde mental