6 opções de carreiras para quem gosta de números e dados

Cada vez que utilizamos a internet ou fazemos uma compra online, geramos dados para as empresas. Vivemos na era do big data, com enormes volumes de informações compiladas e interpretadas por robôs. 

Os profissionais que têm essas habilidades estão sendo cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho e desenvolver uma carreira na área de dados é uma opção muito interessante para jovens que gostam de matemática.

Contudo, mais do que gostar de números, o profissional nessa área precisa saber agrupá-los e analisá-los da forma correta, para que se tornem mais úteis. Também existe preocupação com a segurança dos enormes volumes de informações, especialmente as de caráter pessoal, o que abre oportunidades na área de proteção de dados. Tendo isso tudo em mente, confira seis opções de carreira para trabalhar no setor.

Quem gosta de dados, tem ótimas opções de carreiras, com amplo mercado (Imagem: Alexander Sinn/Unsplash)
Quem gosta de dados tem ótimas opções de carreira, com amplo mercado em ascensão. (Fonte: Alexander Sinn/Unsplash)

1. Analista de dados

Também chamado de analista de big data, esse profissional tem a missão de analisar um grande conjunto de dados. A pessoa precisa saber como organizá-lo e deixá-lo pronto para análises, que possivelmente serão feitas por outros setores da empresa. 

Também é parte de sua rotina descobrir padrões e identificar tendências por meio das informações coletadas, compartilhando essas informações com quem possa aproveitá-las em decisões estratégicas.

2. Analista de business intelligence

Essa profissão também é conhecida como “analista de BI” e tem missão semelhante à anterior, mas com escopo de trabalho um pouco diferente. 

Nesse caso, a ideia é utilizar os dados para extrair ideias que sirvam para a tomada de decisões estratégicas — principalmente para setores como o marketing, comercial e gestão. Mais do que dominar a organização dos dados e sua interpretação, um analista de BI trabalha na aplicação das informações aos negócios.

Há grandes oportunidades para quem extrai insights de negócios a partir dos números (Imagem: Lukas/Pexels)
Há grandes oportunidades para quem extrai insights de negócios a partir dos números. (Fonte: Lukas/Pexels)

3. Cientista de dados

A carreira em ciência de dados tem atribuições mais amplas, já que, além de analisar e interpretar números, é importante auxiliar a empresa a resolver problemas complexos e alinhar seu modelo de negócio às informações e tendências encontradas nos dados.

Na prática, o cientista de dados se envolve em todo o ciclo de informações da empresa, da extração à entrega de informações, demandando diversos conhecimentos em áreas diferentes, como negócios e tecnologia da informação. Essa profissão também é chamada no mercado por seu nome em inglês: data scientist

4. Engenharia de dados

Para que a informação possa ser acessada e interpretada, os bancos de dados precisam estar bem programados, com algoritmos que auxiliem na extração, no armazenamento seguro e na organização para uso. 

Quem cria todos esses algoritmos e dá suporte aos outros profissionais da área, nesse sentido, são as pessoas de engenharia de dados. Esse é um dos perfis mais técnicos da lista, sendo uma ótima opção de carreira para quem gosta de tecnologia da informação e programação. 

É necessário programar algoritmos eficientes para extrair e organizar bancos de dados (Imagem: Markus Spiske)
É necessário programar algoritmos eficientes para extrair e organizar bancos de dados. (Fonte: Markus Spiske)

5. Inteligência Artificial e Machine Learning

A partir dos volumes colossais de informações extraídos pelos outros profissionais da área, também é possível criar programas de inteligência artificial e máquinas capazes de aprender sozinhas a partir dos dados — essa é a atribuição de quem trabalha com IA e machine learning, duas áreas diferentes, mas intimamente ligadas.

Atuar nesses segmentos demanda grande conhecimento em ciência de dados e, também, em tecnologia da informação e programação, sendo uma grande oportunidade de crescer na área, caso você realmente se interesse por ela.

6. Segurança ou qualidade de dados

Essas duas áreas estão relacionadas à preocupação com a proteção das informações dos clientes, criando bancos de dados seguros, confiáveis e auditáveis, em acordo com as novas legislações. Além disso, também cuida da manutenção dos bancos de dados para que outras áreas da empresa possam extrair as informações sempre que precisarem.

Para terminar esse artigo, é interessante ponderar que essas são apenas seis opções de carreira para quem gosta de dados, existem várias outras e ainda há novas profissões surgindo todos os anos. 

Além disso, cada uma dessas áreas pode receber nomes diferentes nas empresas ou serem chamadas por equivalentes em inglês. Por isso, fique atento na hora de procurar vagas!

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Tera, Consumidor Moderno e Data Hackers.

50350cookie-check6 opções de carreiras para quem gosta de números e dados