5 profissões para quem deseja trabalhar no exterior

É possível viver no exterior e trabalhar no que você mais ama. A experiência pode ajudar a ampliar horizontes culturais e profissionais incríveis; em algumas carreiras, essa possibilidade é ainda maior do que em outras. Quer saber quais são elas? Venha com a gente.

1. Engenharias

Diferentes áreas da engenharia são ótimos passaportes para atuar em outros países. (Fonte: New Africa/Shutterstock)

Se você é ligado à área de Exatas, já pode fazer as contas de como será receber seu salário em dólar ou euro. Isso porque os engenheiros estão entre os profissionais mais buscados lá fora. Uma forma de embarcar para novas experiências é estar empregado em uma empresa multinacional, que permite iniciar a carreira no Brasil e pedir remanejamento de filial — e por que não para uma que esteja no destino com que você sonha?

Outra opção é bater na porta de outros países com a cara e a coragem. Como essa profissão tem altíssima demanda no exterior, assim como no Brasil, os países costumam ser mais generosos no processo de imigração. 

Canadá, por exemplo, está entre as nações que têm processos formais para aproximar mão de obra qualificada em setores estratégicos. 

2. Jornalismo

Outra área que tem tudo para conciliar a carreira e o desejo de conhecer novos destinos é o jornalismo. A começar porque o setor precisa de correspondentes internacionais, já que jornais, revistas, portais especializados e noticiários televisivos contam com profissionais em todos os cantos do mundo.

Além disso, mesmo sem um vínculo formal, você pode fazer matérias como freelancer para veículos brasileiros estando em outros países. Uma grande possibilidade vem com o home office, que chegou para ficar em inúmeras organizações. Muitas empresas de produção de conteúdo e marketing digital têm aderido à novidade. 

3. Medicina

Em qualquer país, sempre há demanda por cura, bem-estar e qualidade de vida. (Fonte: Fizkes/Shutterstock)

Mais um profissional que tem facilidade em encontrar emprego em outros países é o médico. Como há muita demanda em diversas regiões do globo, pode-se planejar uma carreira internacional sem problemas. Isso é bacana, inclusive, porque permite especializações nos principais centros de saúde do mundo, seja na etapa de residência, seja em mestrado ou doutorado. Une-se o melhor de dois mundos, nesse caso.

Deve-se ficar de olho apenas em relação ao diploma, pois cada país tem uma forma de revalidá-lo. Mas, com planejamento, dá para ir para o exterior “de mala e cuia”. E estetoscópio.

4. Letras

Outra graduação que pode auxiliá-lo a ir para o exterior é Letras. Se você cursar uma língua estrangeira, pode dar aula de língua portuguesa ou do idioma em que for graduado. A tradução de livros e documentos também é uma atividade que pode ser interessante por ter bastante demanda, exigir um olhar especializado e poder ser lucrativa.

Vale a pena considerar o processo de especialização para se tornar tradutor juramentado. Essa é uma das áreas de melhor remuneração entre as diferentes ocupações dos tradutores.

5. Comércio exterior

Conhecer as regras alfandegárias brasileiras pode ser um ótimo diferencial para trabalhar em outros países. (Fonte: Fluid Shutter/Shutterstock)

Agora, se você gosta da área de negócios e deseja transformar sua segunda língua em carro-chefe, por que não se especializar em Comércio Exterior? O curso de Administração do Mackenzie, por exemplo, tem foco na área e habilita o aluno a lidar com todas as demandas desse nicho. 

Você pode ser o profissional ideal para empresas estrangeiras que negociam com o mercado brasileiro, afinal quem pode ser melhor do que alguém daqui para conhecer as “regras do jogo” e resolver entraves logísticos, tributários e de gestão?

E aí, com qual opção você mais se identificou? Planeje sua carreira já pensando em terras distantes. Só não se esqueça de mandar um cartão-postal.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Guia da Carreira.

41410cookie-check5 profissões para quem deseja trabalhar no exterior