4 áreas profissionais em ascensão no Brasil

Até a geração baby boomer, sucesso profissional era fazer Direito, Engenharia, Medicina ou conseguir uma vaga como bancário. Essas eram as carreiras mais atrativas e com as melhores remunerações.

Hoje, o mundo apresenta outras possibilidades. Ainda mais depois da pandemia da covid-19, que transformou o mercado de trabalho. Mas quais são as tendências para o próximo período? Confira alguns dos segmentos que estão em alta. 

Saúde

Não daria para começar a lista com outros profissionais que não os da Saúde. A pandemia do coronavírus não apenas aumentou a demanda nesse campo, como também mostrou que há poucos profissionais capacitados para lidar com demandas próprias desse setor.

Isso é tão significativo que o diretor clínico do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba, Dr. Maurício Marcondes, revelou que mesmo diante da alta de casos de coronavírus em março de 2021 não seria possível abrir mais leitos, pois não haveria profissionais habilitados para atendê-los.

Por isso, se você tem interesse nessa área, aí está uma ótima oportunidade de servir a sociedade, cuidar das pessoas e ter uma carreira com ótima empregabilidade. Veja dois exemplos.

Fisioterapeuta

A reabilitação pulmonar é fundamental no desmame da ventilação induzida, em casos graves de covid-19. (Fonte: Pixsooz/Shutterstock)

A procura desse profissional tende a crescer em decorrência da pandemia de covid-19. O número de internados entre 2020 e 2021 foi bastante alto, e alguns estudos indicam a possibilidade de haver sequelas permanentes na capacidade respiratória, por exemplo. Por isso, a reabilitação de milhares de pessoas precisará contar com as técnicas próprias dessa profissão.

Médico

O médico tem na promoção da qualidade de vida o objeto cotidiano de trabalho. (Fonte: DC Studio/Shutterstock)

Fundamentais na área do cuidado, esses profissionais se mostraram ainda mais importantes durante a pandemia. É o médico quem escuta, orienta, diagnostica, prescreve medicamentos, solicita exames e faz a coordenação do cuidado do paciente. 

Essa profissão é oportuna também porque, dentro das dezenas de especialidades, há práticas para todos os gostos: quem gosta de dinamismo pode optar por Urgência ou Emergência, e quem gosta de dialogar, Medicina da Família ou Comunidade.

Tecnologia

Além da Saúde, a primeira afetada pela pandemia, o mundo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) também recebeu uma demanda inédita. Afinal, da educação ao trabalho, a vida presencial migrou para plataformas on-line graças aos esforços desse segmento.

E as mudanças vieram para ficar. Mesmo após a pandemia e a vacinação da população, muitas empresas adotarão políticas de home office, e tanto escolas como universidades optarão pelo ensino híbrido. Portanto, o trabalho só começou! Confira as carreiras que tendem a sair fortalecidas no próximo período.

Designer

O designer é capaz de aliar forma à função em seu trabalho. (Fonte: Chaosamran Studio/Shutterstock)

Você já deve ter ouvido a expressão “analista de UX”. Mas o que isso significa? Esse campo de trabalho, com cada vez mais vagas e salários mais atrativos, refere-se à experiência de usuário.

Portanto, se você se interessa por webdesign, saiba que fazer layout de sites é apenas um passo do trabalho. O fundamental é pensar em como o usuário se sente ambientado e quais são os gatilhos que podem tornar essa vivência mais eficiente. Esse é um caminho interessantíssimo e que vai remunerá-lo bem.

Analista de informação

Tão importante quanto ter um banco de dados funcional é garantir sua segurança. (Fonte: Gorodenkoff/Shutterstock)

No início de 2021, o Brasil viu-se surpreendido pelo vazamento de dados pessoais de mais de 200 milhões de pessoas, ou seja, da maioria da população. Na deep web (uma área virtual clandestina e de difícil rastreio), esse banco de dados estava disponível para compra.

Para que isso não aconteça, é fundamental que haja profissionais que programem sistemas de forma a desenvolver uma criptografia eficaz. E aí é que entram os profissionais de Sistemas da Informação. Eles são responsáveis não apenas por programas, mas por pensar em uma arquitetura da informação segura. 

Agora é hora de olhar para suas características e seus interesses para verificar quais são as carreiras que mais lhe agradam. Mas, em qualquer uma delas, saiba que é fundamental ter uma formação superior sólida e reconhecida pelo mercado.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Você S/A, Guia da Carreira.

41370cookie-check4 áreas profissionais em ascensão no Brasil