Mediação: como se capacitar para resolver conflitos

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

A mediação é um processo que tenta acordos e evita que um caso chegue a um juiz. É uma forma de lidar com disputas, facilitando a comunicação com as pessoas envolvidas, tentando resolvê-las de forma amigável. 

Fazer uma mediação é algo que exige muito preparo, afinal, a responsabilidade é grande. É essencial que o profissional na função de mediador, que não precisa ser da área de Direito, atualize-se constantemente e aprofunde seus conhecimentos técnicos. 

Mediação: principais tópicos 

A mediação promove o diálogo e tentativa de acordo entre os envolvidos
A mediação promove o diálogo e a tentativa de acordo entre os envolvidos.

1. Técnicas de mediação

Para desenvolver esse trabalho, o profissional precisa dominar técnicas específicas. Sua função será usar seu conhecimento para saber o exato momento em que deve aplicá-las. Algumas dessas técnicas são: 

2. O perfil do mediador 

O mediador é uma pessoa que as partes envolvidas escolhem ou, se nomeado por um terceiro, o aceitam. É ele quem trabalha o diálogo das partes em conflito, por isso deve ter um excelente senso de coordenação e, é claro, conhecer o máximo que puder sobre o caso. 

Esse profissional precisa desenvolver algumas habilidades, além da sensibilidade para saber quando e qual técnica aplicar. Deve ser observador, imparcial e objetivo. Paciência e autocontrole são outras características essenciais do facilitador, que previsa transmitir confiabilidade.

Mediação: procedimento voluntário para solução de conflitos
A mediação é um procedimento muito usado para a solução de conflitos. (Fonte: Shutterstock)

3. O papel do advogado 

O profissional de Direito deve estar presente em todas as etapas da mediação e acompanhá-las até o final. O acompanhamento das sessões o ajudará a orientar melhor o seu cliente ou avaliar se a mediação é realmente necessária no caso. É também papel do advogado averiguar se a solução encontrada é a melhor para seu cliente.

4. Como se capacitar e aprofundar conhecimentos em mediação ?

A melhor forma de aperfeiçoar as habilidades como mediador é estudando. Cursos de extensão são excelentes opções. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, há o curso Aprofundando o Estudo da Mediação, criado exclusivamente para turbinar o desempenho de profissionais que atuam como mediadores. 

Invista em você. Aposte nessa qualificação. Aproveite e confira mais dicas para potencializar sua carreira! 

Fonte: Direito Profissional, Publica Direito.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

37350cookie-checkMediação: como se capacitar para resolver conflitos