Ética, moral e ética profissional: entenda as diferenças

Existe uma palavrinha que sempre chama a atenção quando alguém faz algo considerado errado: ética. Entender o que é ética, moral e ética profissional é importante para compreender o comportamento em sociedade. Mais do que isso, o estudo de conceitos éticos e morais contribui para que o indivíduo forme argumentos melhores na hora de defender ideias, seja em um debate, seja em uma redação.

Também é interessante frisar que o estudo da ética está presente na formação das leis que nos regem e é parte fundamental da rotina profissional de todas as pessoas, independentemente da profissão.

Ética e moral: o que significa cada conceito?

Fonte: Pxhere/Reprodução)

A palavra “ética” vem do grego ethos e pode ser traduzida como caráter. Os antigos romanos adaptaram o termo para o latim, usando a palavra “mos”, cujo plural é “mores”. Essas seriam as raízes etimológicas das palavras que usamos hoje. No entanto, atualmente muita gente usa esses termos como sinônimos, o que é errado.

Moral

A moral é uma regra que orienta o comportamento do indivíduo em algum contexto, como em casa, na cidade, no país, etc. Por exemplo: na casa de João, não é permitido que as crianças conversem com os adultos, pois adultos só falam entre si e crianças entre elas. Quando uma criança desrespeita essa regra, ela é repreendida, pois o comportamento ofendeu a moral daquela família. Pedro é amigo de João e ficou chocado com isso, pois na casa dele não há essa regra moral mesmo eles vivendo no mesmo bairro.

A moral pode se apresentar por meio de costumes e regras implícitas que as pessoas seguem, mesmo não sendo leis, por exemplo. Códigos morais mudam rapidamente com o tempo. No passado, era imoral uma mulher trabalhar fora; hoje, não é.

Em alguns casos, a moralidade pauta as leis. O adultério é considerado imoral para muitas pessoas. Essa repulsa pelo ato era tão forte que essa moralidade justificava a criminalização do adultério no Brasil, no artigo 240 do Código Penal. Isso só mudou em 2005, quando o artigo foi revogado.

Ética

A ética é um ramo da Filosofia que tem como objetivo refletir sobre os costumes da sociedade, incluindo os morais. Quando entendemos a raiz dos comportamentos em sociedade, podemos criar medidas para corrigi-los, aperfeiçoando o convívio.

Em alguns casos, o indivíduo precisa tomar uma decisão importante e fica com medo de errar. É comum que ele escute a moral, mas nem sempre ela está certa. Ao buscar uma resposta ética, ele consegue ter uma solução melhor, mesmo que soe errado no início.

Por exemplo, Pedro chegou ao hospital cedo. Contudo, um paciente que chegou depois dele foi atendido antes, pois estava com muita dor. Isso ofendeu a moral de Pedro, pois ele acredita que a ordem de chegada é importante; no entanto, a ética médica orienta que o atendimento deve priorizar os casos mais graves.

Essa é uma das razões que explicam o porquê de determinadas convenções sociais, como as leis, serem consideradas imorais por algumas pessoas que as seguem.

O que é a ética profissional?

(Fonte: Freepik/Reprodução)

A ética profissional é um conceito que busca explicar qual comportamento é considerado correto ou incorreto no ambiente profissional. Falamos de ética, pois a moralidade varia de acordo com a pessoa. Imagine uma empresa na qual cada funcionário age de acordo com aquilo que considera moral. Isso poderia gerar conflitos que prejudicariam o trabalho.

Por outro lado, quando os profissionais atuam de forma ética, a sociedade entende o que pode esperar deles e sabe identificar comportamentos que fogem do padrão. É por isso que muitas profissões têm códigos de ética, pois são os princípios que norteiam o exercício da atividade. Quando o profissional não os respeita, pode ser julgado por um “conselho de ética” (quando há) que pode proibi-lo de atuar na profissão.

Na ausência de um código de ética, o profissional pode se ver diante de dilemas. Por exemplo, um vendedor foi orientado a mentir para o cliente para aumentar as vendas. Como a ordem foi dada por um superior, ele tem medo de desobedecer. Contudo, isso ofende a moral dele, além de ser irregular; logo, é antiético e antimoral, portanto não deve ser feito.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Diferença, Brasil Escola


66461cookie-checkÉtica, moral e ética profissional: entenda as diferenças