Empreender exige qualificação. Comece uma pós no Mackenzie!
Dados da Universidade Técnica de Munique validados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que 56% dos brasileiros têm interesse em empreender. A maior parte desse contingente (75%) têm entre 18 e 35 anos de idade.
O estudo realizado em 2019 evidencia o contexto atual e o objetivo da nova geração. Antes, o alvo profissional de muitos, inclusive de recém-graduados, resumia-se a passar em concurso público, mas os novos tempos têm despertado outras ambições profissionais — e empreender é uma delas.
Com acesso rápido a qualquer informação, questões do empreendedorismo ora vistas como burocráticas deixaram de ser um empecilho, e abrir uma empresa passou a ser uma oportunidade mais acessível para qualquer pessoa. Ainda assim, os desafios dessa prática não deixaram de existir, por isso os iniciantes devem tomar uma série de cuidados para que o desejo de empreender se efetive da melhor maneira possível.
A criação de qualquer negócio envolve, ao mesmo tempo, chances de sucesso e risco iminente de fracasso. Não basta ter interesse e coragem; é preciso conhecer a realidade e se preparar para ela. Observar e aprender os principais erros já cometidos por outros empreendedores são maneiras de iniciar essa jornada da melhor forma possível, então confira algumas falhas que devem ser evitadas.
O plano de negócio, como o nome já indica, tem como objetivo explicitar toda a ideia do empreendimento e dar informações pertinentes para o empreendedor sobre o âmbito mercadológico em que a empresa irá atuar. Dados como análise de mercado, planejamento financeiro, plano de marketing e plano operacional estão presentes nesse documento e ajudam a visualizar de forma macro e micro o cenário atual tanto do mercado quanto da empresa.
Indo do planejamento financeiro ao planejamento estratégico de uma empresa, a partir do plano você passa a ter ciência de concorrentes e fornecedores, do valor necessário para investimento, da previsão de receita e de despesas e de como se dará a divulgação, a promoção, a embalagem e a distribuição de seu produto. Dados sobre questões operacionais, como canais de venda, estoque, entrega e distribuição também podem ser contemplados.
Metas servem para direcionar o negócio e funcionam como bússola para que os profissionais que atuam na organização saibam para onde ir e quais objetivos devem atingir. Estabelecer metas já no início do negócio ajuda a pensar as ações necessárias para conquistar aquele objetivo definido, mesmo quando surgirem adversidades que necessitam de tomadas difíceis de decisão.
O estudo de mercado deve ser inserido no plano de negócio pois traz informações qualitativas e quantitativas sobre público-alvo, cenário econômico, perfil de potenciais consumidores, concorrentes e fornecedores.
Também ajuda a responder a questionamentos que devem guiar diversas ações da empresa, como: qual é a necessidade dos clientes? Como posso solucionar esse problema? Consigo inovar na entrega dessa solução para trazer algo diferente do que meus concorrentes oferecem?
O estudo traz maior nitidez do mercado e do perfil dos clientes, de modo que seus produtos ou serviços estejam mais bem posicionados para as necessidades reais encontradas. É por meio dele que você, como empresa, pode encontrar lacunas e se sobressair dentre as demais organizações do mesmo nicho.
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Fonte: AMWAY Global Entrepreneurship Report.