O que são metodologias ágeis?

Empreender exige qualificação. Comece uma pós no Mackenzie!

As metodologias ágeis são um conjunto de práticas, técnicas e abordagens para a gestão de projetos que garantem mais rapidez aos processos, deixando-os mais eficientes e flexíveis. Esses métodos começaram a ser desenvolvidos e implementados por empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI), principalmente no desenvolvimento de softwares. Para essas companhias, métodos comuns de planejamento, execução e entrega não respondiam satisfatoriamente à necessidade de velocidade e de constante alteração para que se atendesse ao que os clientes precisavam.

Metodologias ágeis surgiram nas empresas de TI e conquistaram o mundo corporativo. (Fonte: Leon/Unsplash/Reprodução)
Metodologias ágeis surgiram nas empresas de TI e conquistaram o mundo corporativo. (Fonte: Leon/Unsplash/Reprodução)

Apesar de algumas dessas metodologias serem antigas ou utilizarem técnicas já existentes, o que ficou conhecido como metodologias ágeis surgiu a partir de um manifesto de 17 pessoas lançado em 2001, o qual ditou as bases para essa inovação na área de gerenciamento de projetos. Apesar de ter começado nas empresas de tecnologia da informação e startups de tecnologia, logo essas metodologias provaram sua eficácia e, hoje, a maior parte das grandes corporações utiliza alguma forma de metodologia ágil.

O manifesto e os 4 pilares das metodologias ágeis

O manifesto das metodologias ágeis se baseia em quatro princípios fundamentais:

Vantagens dos métodos ágeis

O melhor alinhamento entre cliente e desenvolvedores do projeto garante que os problemas sejam resolvidos à medida que aparecem, impedindo, assim, que grandes porções de tempo e recursos sejam gastos em produtos que exigirão refação. Além disso, a maior agilidade garante que sejam feitas entregas rápidas e assertivas, geralmente divididas em ciclos, comumente, de uma semana. Isso garante que, a cada entrega, o processo seja de mais qualidade e mais integrado à expectativa do cliente, economizando recursos.

Algumas das metodologias principais

Existem vários métodos que se englobam como metodologias ágeis, separamos quatro das principais para você conhecer a seguir.

Scrum

Talvez essa seja a metodologia ágil mais popular do momento, seu nome chega a ser confundido com o próprio conceito. Nesse método, o trabalho é desenvolvido em ciclos (sprints) que não devem durar mais de um mês, e cada projeto é supervisionado pelo Project Owner (Dono do Projeto), que deve representar os interesses finais do cliente. Essa pessoa é responsável por determinar as tarefas prioritárias que depois são atribuídas entre o Scrum Team. Ao final de cada ciclo, é feita uma revisão das atividades e, caso seja necessário mudanças, novas metas são definidas e inicia-se um novo ciclo.

Exemplo da metodologia Scrum. (Fonte: Elaine333/Shutterstock/Reprodução)
Exemplo da metodologia Scrum. (Fonte: Elaine333/Shutterstock/Reprodução)

Kanban

É uma metodologia mais antiga, desenvolvida na fábrica japonesa da Toyota na década de 1960, que usa cartões de diferentes cores para sinalizar em que etapa está cada projeto e quem é a equipe responsável. Geralmente, cria-se um quadro de tarefas, que atualmente é substituído por um software, divido em 3 colunas: a fazer (to do), em progresso (doing), finalizada (done). À medida que cada tarefa vai sendo realizada, o cartão é movido para a nova coluna e, dessa forma, é possível acompanhar quem está responsável por cada nova fase e como está a carga de trabalho de cada colaborador envolvido no projeto.

Lean

Outro método baseado em uma prática da Toyota, o Lean (em tradução livre significa “enxuto”) é um sistema que objetiva identificar e eliminar desperdícios em uma organização ou durante o desenvolvimento de um projeto. A metodologia foi resgatada por startups norte-americanas e visa reduzir custos, então, para isso, diminui a complexidade de tarefas (ao dividi-las em etapas menores), o que gera melhores entregas. Além disso, há um trabalho de melhora da comunicação da equipe, para que informações sejam compartilhadas. O método Lean usa da validação de hipóteses e propõe três etapas: construir, medir e aprender. Graças a sua simplicidade e a sua abrangência, esse método pode ser usado em conjunto com outras metodologias ágeis, criando um kit individualizado para cada empresa.

Smart

A metodologia Smart se baseia em cinco princípios que formam o acrônimo smart (“esperto”, em inglês), o objetivo desse método é analisar realisticamente o patamar que a empresa ou organização se encontra e quais ações deve tomar. Os princípios são:

Fonte: Neil Patel, Target Teal, Bis360, Rock Content, SambaTech, Smart Consulting, Aevo, Lumis.

Quer fixar esse conteúdo? Aqui vai um resumo:

59900cookie-checkO que são metodologias ágeis?