Não é de hoje que o povo brasileiro é reconhecido como inventivo, e pesquisas mais recentes têm confirmado essa percepção. Em relação a empreendedorismo, o Brasil aparece à frente de China, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e França, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Os números falam por si. Segundo o estudo internacional, que no Brasil ficou a cargo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 34% dos brasileiros entre 18 e 64 anos têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.
Mas como saber se sua ideia é viável? Como identificar se está preparado para enfrentar as turbulências do mercado e se lançar rumo ao desconhecido? Confira dicas que podem auxiliar a ponderar a viabilidade de seu negócio.
A importância do plano de negócios
Para Thiago Montanari Marins, advogado e consultor, é fundamental que haja um planejamento eficaz. E esse é justamente o papel de um bom plano de negócios. Nessa etapa, deve-se antecipar os principais desafios que o empreendimento poderá enfrentar quando exposto ao mercado.
A ideia é que o plano de negócios ajude a responder a algumas questões como:
Existe demanda suficiente em relação ao produto ou serviço que você deseja criar? Ele se justifica? As pessoas estão dispostas a pagar o valor que você quer cobrar?
Você precisará de funcionários? Se sim, de quantos e quais? Existe mão de obra disponível? Qual é o impacto financeiro dela em seu negócio?
Quem serão seus fornecedores? É seguro contar com eles? Há variação no preço dos produtos e dos serviços que eles oferecem?
Você precisa de máquinas? De infraestrutura? Qual é o custo geral da operação?
Você precisará de parceiros para efetivar sua ideia? O que você pode oferecer e de que você precisa?
Essas são apenas algumas das questões que um plano de negócios pode levantar. Marins comenta que um plano, como o próprio nome diz, está na esfera teórica e não dá conta da realidade, mas é importante pois permite conhecer melhor o modelo de negócio em que você deseja empreender e saber com mais nitidez se o negócio tem viabilidade econômica.
Testes em pequena escala
Marins comenta que, antes de iniciar o empreendimento com força total, vale a pena testá-lo em escala menor, como em um laboratório. “Quer vender para o país? Calma. Comece vendendo no bairro e veja como fornecedores, clientes e parceiros se comportam. Se tudo der certo, aí você expande”, comenta o consultor.
Você pode descobrir que seus bolos não são assim tão gostosos, mas que suas tortas são imbatíveis e que sua margem de lucro melhora ao investir nessa linha; logo, faz mais sentido encorpar esse nicho. Além disso, é possível que você perceba que as pessoas adoraram seus produtos, mas, estimuladas pelas novas formas de consumir criadas pela pandemia, preferem comprar por aplicativos de entrega. Assim, é possível locar um ponto menor e economizar com esse custo fixo.
Por isso, é importante ir para o mercado pronto para flexibilizar sua ideia inicial. Deixe que o comportamento dos consumidores diga qual é o melhor caminho a seguir, afinal a viabilidade de seu negócio depende da demanda real.
Fonte: UFG, Jornal Contábil e Academia Assaí.
Faça nosso quiz e descubra se está preparado para testar sua ideia!
Em relação à viabilidade de um negócio, o que é correto afirmar?
Todos os negócios são viáveis, basta que haja vontade de trabalhar.
Deve-se elaborar um plano de negócios, pois esse documento antecipa toda e qualquer variável sobre o mercado.
Deve-se evitar o investimento no Brasil, pois o país não oferece saída aos empreendedores.
Deve-se procurar um concorrente direto para saber se ele sugere que você crie ou não seu negócio.
Deve-se ponderar e antecipar possíveis problemas e oportunidades que apontem a viabilidade ou não de um empreendimento.
Correto!
Errado!
Qual afirmação aponta corretamente o que deve constar em um plano de negócios?
O comportamento e as preferências dos clientes, que devem se comprometer a comprar seus produtos futuramente.
A demanda concreta de certo produto ou serviço, uma vez que a percepção inicial do empreendedor pode não corresponder à dinâmica real.
A estrutura necessária para iniciar um negócio, devendo-se congelar o preço de imóveis, móveis e máquinas no mercado até lá.
Preços e condições de fornecedores, que devem ser amigos ou familiares, para que sejam de confiança.
Necessidade de parceiros e sócios, desde que estejam dispostos a fazer parte do negócio sem direito a lucros e participações.
Correto!
Errado!
Sugere-se que uma ideia de negócio comece em pequena escala porque:
empreendedores iniciantes são amadores e inexperientes, não merecendo crédito.
fornecedores fazem preços mais atrativos quando os pedidos são pequenos.
pode-se experimentar o comportamento do mercado diante de seu empreendimento.
o Brasil não comporta grandes empresas.
pode-se começar um empreendimento de forma amadora.
Correto!
Errado!
Qual postura não é esperada de um empreendedor que deseja ter sucesso?
Habilidade analítica e capacidade de refletir sobre riscos e oportunidades.
Praticidade, própria de quem resolve os problemas cotidianos.
Flexibilidade, fundamental para lidar com mudanças de percurso.
Criatividade para driblar as regras fiscais aplicadas pelo Estado.
Resiliência, importante para suportar e superar adversidades.
Correto!
Errado!
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