Tomamos decisões, consciente ou inconscientemente, com base em experiências que nos levam à conclusão de qual caminho é o mais adequado. Funciona como um funil: a partir do momento em que os critérios de avaliação são elencados, há uma orientação mais precisa para a tomada de decisão. Logo, a alternativa que contempla todos ou, pelo menos, a maioria dos parâmetros estimados tende a ser selecionada.
Pensando na imensidão de possibilidades na hora de escolher uma marca, o professor Michael E. Porter criou a cadeia de valor, que nada mais é do que uma ferramenta de análise e gestão que visa gerar diferenciação do produto entregue para o cliente. Para se destacar no mercado, é necessário não somente oferecer qualidade mas também agregar valor ao negócio ou produto — sempre levando em consideração os menores prazos e custos para a empresa.
Como construir uma cadeia de valor
Os elementos que precisam ser relacionados para desenvolver uma cadeia de valor são as atividades primárias, fundamentais para o início de qualquer processo, e as atividades de apoio, utilizadas como suporte não material.
Atividades primárias
São aquelas que atuam diretamente na concretização do produto ou serviço da empresa. Veja as etapas do processo.
Logística de entrada
Aqui entra todo o conjunto de fatores que dá início aos trabalhos de produção. Essa etapa contempla recebimento, armazenamento e distribuição de insumos, bem como a relação com os fornecedores de matéria-prima. A empresa deve priorizar alguns aspectos visando potencializar os lucros, controlar os custos e entregar qualidade.
Operações
Essa é a etapa de execução. Os produtos são materializados e geram valor ao negócio. Tenha em mente que nesse ponto é fundamental valorizar os diferenciais que a empresa oferece por meio de seus produtos.
Logística de saída
É a atividade que contempla o destino do produto da empresa. Aqui, a parte de distribuição é fundamental para o sucesso do negócio.
Marketing e vendas
Um bom produto, que é facilmente encontrado no mercado e tem alto valor agregado, precisa ser muito bem divulgado e vendido.
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A etapa de marketing e vendas é fundamental para que os consumidores conheçam a empresa, entendam o valor do produto e o escolham para suprir determinada necessidade.
Serviço
O consumidor também olha para a pós-aquisição. Mesmo que seja a etapa final, o suporte precisa atender com qualidade e eficiência às demandas que podem surgir em relação à compra.
Atividades de apoio
Essas atividades sustentam as primárias e não são materiais. Nesse sistema entram os processos cognitivos relacionados à empresa e aos bens produzidos. Essas operações acontecem de forma simultânea, diferentemente das atividades primárias, que acontecem em cadeia.
Aquisição e compras
É a forma como a organização obtém os recursos necessários para dar início à execução do bem material.
Gestão de recursos humanos
Produzir bens requer pessoas capacitadas. Os responsáveis pelo setor têm a tarefa de otimizar todo o capital humano da companhia.
Desenvolvimento tecnológico
Fonte que calcula velocidade de trabalho e custos de operação, o desenvolvimento tecnológico precisa estar presente para que a organização efetue o trabalho com mais precisão, em menor tempo e com menor despesa.
Infraestrutura
Parte que expressa seriedade e comprometimento da organização, a infraestrutura é a base de todo o gerenciamento do negócio. É nessa etapa que todos os setores se encontram para evidenciar o valor da marca.
Empresa valiosa
É essencial especificar os valores fundamentais da empresa e torná-los extensão da marca, para que o sucesso seja o resultado da soma das atividades executadas, e a balança se mantenha favorável.
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