Primeiro emprego: 7 dicas para começar bem

Depois de um tempo procurando um bom emprego, você é contratado. E agora? Qual protocolo seguir? O que fazer para passar uma boa impressão? É completamente normal sentir insegurança nessa situação, afinal trata-se de um novo terreno.

A primeira coisa a se fazer é tentar manter a calma. Entre tantos candidatos, você foi escolhido, e obviamente isso não foi uma obra do acaso: você demonstrou o que era necessário para merecer aquela vaga. No entanto, saber apenas disso não responde a todas as questões.

É preciso se valer de conselhos confiáveis de quem já esteve no mesmo lugar. Algumas dicas práticas podem salvar a sua pele e não só ajudá-lo a evitar gafes como também a se tornar um destaque na empresa.

Insegurança e medo de agir

Quando estamos inseguros, tendemos a pensar que pouco é mais. No entanto, no contexto do primeiro emprego, isso pode ser um grave erro.

Observe a situação por um novo ângulo: é um momento de aprendizado, então por que ter medo de errar? Muitas empresas buscam profissionais ousados, arrojados e dispostos a aprender o tempo todo. Aquele que conseguir reverter sua insegurança e tirar proveito disso ganhará uma enorme bagagem pessoal e profissional.

(Fonte: Visual Hunt)

Pergunte, questione, domine as suas tarefas, mantenha-se sempre atualizado e não deixe que as suas dúvidas cresçam demais — acredite, isso pode virar uma bola de neve. Em resumo, a estagnação, o medo e a insegurança não são características bem vistas por nenhum empregador. Já a persistência, a vontade de aprender e a iniciativa formam um combo de sucesso, mesmo que você cometa alguns erros no caminho.

1. Fale claramente

Não fuja dos olhares, assuma uma posição confiante. Você pode estar assustado por não conhecer o ambiente, as pessoas ou o seu emprego de fato, mas se mantenha firme. Apresente-se às pessoas de cabeça erguida, afinal você alcançou uma conquista importante. Com isso, você ganhará a confiança de seus colegas de trabalho e passará uma imagem profissional.

2. Preste atenção e escute

Observe o que está acontecendo em seu ambiente de trabalho. Mas atenção: isso não significa ouvir conversas alheias. Quando seus superiores pedirem que você cumpra determinada tarefa, assegure-se de que entendeu tudo.

(Fonte: Visual Hunt)

3. Vista-se adequadamente

Cada um tem seu estilo de vestimenta, isso é fato. Em tese, você não é proibido de se vestir da maneira que gosta em seu ambiente de trabalho, mas nem sempre essa é a melhor escolha. Identifique o código de vestimenta da sua empresa e se adapte a ele.

Confira mais dicas para potencializar sua carreira!

4. Só interrompa se for urgente

Evite ao máximo atrapalhar o trabalho dos colegas. Em casos nos quais você tem uma informação extremamente importante que pode contribuir para aquilo que seu colega está fazendo, por exemplo, é razoável interromper.

5. Atenção ao comportamento

Existem coisas que não são ditas, como determinados costumes que permeiam um ambiente de trabalho. Observe com atenção a maneira como os funcionários se comportam e até brincam entre si, assim você aprenderá as regras sociais implícitas daquele local, o que facilitará a sua aceitação entre os colegas de trabalho.

(Fonte: Visual Hunt)

6. Respeite os prazos

Entregas atrasadas e faltas constantes sem justificativa são pontos extremamente negativos. Quando algum imprevisto ocorrer e você precisar entregar tarefas depois do prazo ou mesmo faltar, tente avisar com antecedência e se assegurar de que sua justificativa é plausível. Fique atento para a frequência desses eventos: ocorrências constantes podem ser consideradas um grande descomprometimento.

7. Qualifique-se

Essa é uma dica que vale tanto para quem está começando agora quanto para quem já começou há décadas. Qualificar-se profissionalmente é sempre uma boa pedida, mesmo no primeiro emprego. Você se lembra da dica sobre iniciativa? Pois bem, essa é uma ótima forma de ser proativo.

Segundo uma pesquisa feita pela Catho, empresa brasileira especializada em classificados de empregos, uma graduação pode elevar um salário em até 25% nas áreas operacionais e em 47% na área gerencial ou administrativa (assistentes e MBAs).

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

3670cookie-checkPrimeiro emprego: 7 dicas para começar bem