Para conquistar aquela vaga de emprego dos sonhos, é preciso se destacar em todas as etapas de recrutamento e seleção. O processo começa pelo currículo, mas a entrevista tem grande peso no resultado.
Em outras palavras, é por meio da entrevista que o recrutador consegue avaliar se o candidato tem as competências e as habilidades necessárias para cumprir as atividades exercidas no trabalho.
Portanto, é essencial estar preparado e saber o que falar nesse momento. Mesmo que não saiba exatamente quais serão as perguntas do recrutador, é possível prever alguns assuntos e, assim, se preparar para esse momento.
Ficou curioso para saber como? Siga a leitura.
O que falar em uma entrevista de emprego?
Confira essas seis dicas que listamos para você e arrase na entrevista de emprego.
1. Leia a descrição da vaga
A descrição da vaga de emprego é uma verdadeira mina de ouro. Nela, geralmente, a empresa revela características que busca em seu futuro colaborador. Portanto, você pode observar quais dos atributos destacados se enquadram no seu perfil e utilizar isso a seu favor na hora da entrevista.
2. Estruture exemplos
Após estudar a descrição da vaga e selecionar algumas qualidades, pense em experiências que já passou e que demonstrem essas características em você. Mais do que dizer, é importante comprovar, contando situações reais que passou, mas não se preocupe em detalhar, pois, se o entrevistador desejar, ele pedirá informações.
3. Utilize o método “estrela”
Quando for compartilhar alguma realização profissional que tenha tido, use a técnica STAR, estruturando sua história em Situação-Tarefa-Ação-Resultado. Assim, você apresentará as informações em uma sequência lógica e estruturada, trazendo mais clareza a ela.
4. Situações substituem experiências
Se nunca trabalhou e, portanto, não tem nenhuma experiência profissional, então pense em circunstâncias da sua vida que podem agregar na hora da entrevista.
Um trabalho em equipe na faculdade em que assumiu a liderança e como resultado de sua equipe tirou uma excelente nota. Um intercâmbio que requisitou que fosse proativo, um trabalho voluntário ou mesmo uma festa que organizou; sempre haverá alguma circunstância para utilizar como exemplo.
5. Conte sobre suas metas e objetivos
Compartilhe seus planos profissionais com o entrevistador: o que deseja alcançar e o que tem feito para que isso aconteça. Essa é uma estratégia crucial para mostrar que tem um plano de carreira estruturado e que deseja crescer junto da empresa.
6. Faça perguntas
Geralmente, em uma entrevista de emprego as pessoas são acostumadas em apenas responder às perguntas de forma correta e, assim, impressionar o entrevistador, certo?
Mas a verdade é que você pode fazer perguntas inteligentes e ganhar pontos com o recrutador. Porém, procure não questioná-lo de algo que obtenha resposta com uma pesquisa no Google.
Pergunte, por exemplo, sobre o plano de carreira da empresa, ou seja, se há possibilidade de crescimento; como é a rotina do setor que está se candidatando para trabalhar ou quais são os principais desafios da empresa.
O que não falar na entrevista?
Até aqui você conferiu dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego para se destacar e garantir a vaga, mas existem questões a serem evitadas. Saiba quais são.
1. Falar mal do antigo ou atual empregador
Mesmo que sua última experiência de trabalho não tenha sido boa, jamais reclame ou fale mal dela. Foque sempre em destacar os pontos positivos. Caso contrário, você pode gerar uma impressão ruim.
2. Mentir
Inventar uma competência ou habilidade para impressionar o entrevistador pode te causar problemas. Imagine que diga ter conhecimento avançado em Excel e na próxima etapa do processo é requisitado que você faça um teste, o que você vai fazer?
Praticando essas regras você pode estar a um passo da vaga da qual sempre sonhou. Boa sorte!
Fonte:Guia da Carreira, Vagas.