Da bio do Instagram à sua descrição do LinkedIn, dizer “quem é você” é uma tarefa desafiadora. A começar pelo fato de que todo mundo é muita coisa ao mesmo tempo. Alguém que ama pescar é um excelente cozinheiro e pode ser também amante de música pop ou lutador de jiu-jitsu. A dúvida que fica, então, é: como escolher que parte da sua vida vale a pena apresentar em cada mídia social?
Em se tratando de uma entrevista de emprego, isso fica ainda mais complicado. É comum que recrutadores perguntem quem é você. Pouco tempo para pensar somado ao fato de que sua vaga dos sonhos vai depender de uma resposta perfeita tornam esse momento extremamente tenso.
A boa notícia é que isso não precisa ser tão difícil. Listamos cinco dicas a seguir para responder quem sou eu na entrevista de emprego e fazer brilhar os olhos do recrutador.
Olhe para si, conheça seus pontos fortes e fracos. Nessa jornada, prepare-se para a autocrítica. Estipule um prazo para questionar cada decisão tomada por você: por que fiz isso? Por que escolhi aquilo? Por que decidi assim?
Nesse período, avalie também o que te faz feliz e o que te incomoda. Se ficar irritado com alguém, não jogue no outro o motivo da sua irritação. Busque padrões em você que justifiquem aquela raiva.
Mas nada de dizer: não gostei do que a fulana fez por que eu sou muito justo e organizado, portanto não suporto isso. O segredo é descobrir defeitos seus que possam gerar uma reação ao entorno. A maioria daquilo que te incomoda nos outros nasce de algo seu. Logo, são “nós” que você vai precisar “desatar”.
A autocrítica sincera e honesta é um caminho para que você se conheça, mas é só um passo dessa jornada. Fazer psicoterapia, conversar com amigos e se observar, isso também faz parte desse processo.
Outra dica prática é preencher uma lista com diferentes colunas indicando suas preferências: músicas, filmes, hobbies, esportes etc. Assim, você consegue visualizar a si mesmo de forma mais concreta.
Uma pessoa que se conhece está à frente no mercado. Primeiramente, porque sabe exatamente o que quer. E, em segundo lugar, só vai se candidatar a vagas e tentar entrar em empresas que tenham a ver com seu perfil.
É por isso que você precisa conhecer a companhia em que deseja entrar e o cargo ao qual você concorre. Em geral, o que a organização precisa é de alguém que cumpra bem seu trabalho e faça boas relações no ambiente organizacional.
Portanto, quando um recrutador te pergunta quem é você, o que ele está tentando entender na realidade é: essa pessoa tem as competências de que necessitamos? Se sentirá à vontade em nosso espaço? Tem chances de se desenvolver aqui dentro?
Conhecendo a si, o cargo e a empresa, será possível dar uma resposta satisfatória para conquistar o emprego dos seus sonhos.
Em cada mídia social, você vai se definir de uma forma diferente. Talvez no Instagram você diga que é amante da sétima arte e no LinkedIn se defina como professor de Matemática há 10 anos. Pois é, cada espaço é composto de e para uma rede. A mesma regra se aplica à entrevista de emprego.
Conhecendo a si mesmo, você tem amplo domínio das suas ferramentas. Conhecendo a vaga e a organização, você tem dimensão de quais ferramentas ela espera de você. Nesse sentido, filtre as informações que considerar importantes para a ocasião.
Não é porque você sabe o que a empresa quer ouvir que você vai adequar sua resposta ao perfil da vaga e da organização sem realmente ter as competências exigidas. Acredite: sua fala soará forçada e tudo poderá ir “por água abaixo”.
Então, mostre o que você tem de melhor e seja sincero. Em sua fala, busque traçar uma boa mescla do seu perfil pessoal com o profissional. Mas, obviamente, verdadeira.
Não dá para saber exatamente o que o recrutador vai perguntar, mas há perguntas comuns e você pode se preparar para elas. A seguir, vão algumas para estudar em casa, no espelho ou com a câmera frontal do seu celular. Certamente, você chegará bem mais seguro ao grande dia.
Quem é você?
Por que quer trabalhar para nós?
Dê um exemplo de onde você foi capaz de usar suas habilidades de liderança.
Quais são os seus pontos fortes? E os fracos?
Onde você se vê em cinco anos?
Você trabalha bem em equipe?
Quais são as suas expectativas de salário?
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!
Fonte: Zety, Michael Page.