Ícone do site Blog Mackenzie

Conheça 10 aplicativos para melhorar sua produtividade no trabalho

Trabalhar de forma organizada é meio caminho andado para ter um bom desempenho. Mas, com a correria do dia a dia, deixamos escapar prazos, informações e contatos, e a rotina se perde em um piscar de olhos. A solução pode ser utilizar a tecnologia a seu favor.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Os smartphones, frequentemente apontados como vilões da distração, podem abrigar apps bem úteis para quem anda com a cabeça nas nuvens ou está com muitas tarefas a fazer.

Você vive esquecendo documentos? Está cansado quase sempre ou não consegue dar conta de tudo que precisa fazer? Tudo isso prejudica o seu desempenho no trabalho. Veja abaixo algumas dicas de aplicativos que podem ajudar a tornar seu dia bem mais produtivo.

Concentre-se nos seus objetivos

Mensageiro, rede social, vídeos de receitas incríveis, grupo da escola dos filhos, Tinder, podemos ficar aqui citando milhões de coisas que tiram a sua atenção… Mas você pode dar um gelo neles de vez em quando e bloquear algumas páginas de sites e até aplicativos.

Toda vez que você verifica e-mails, feeds sociais ou responde a notificações, sua mente precisa de 23 minutos para refazer o foco para voltar à tarefa, de acordo com um dos apps que vamos sugerir abaixo. É um custo fenomenal para toda a nossa força de trabalho e cada um de nós individualmente, enquanto nos esforçamos para fazer o nosso melhor.

Quem são eles?

Freedom: bloqueia sites e aplicativos, e você pode focar no seu fluxo de trabalho.

Headspace: rápidas meditações guiadas e SOS em caso de colapsos de stress.

RescueTime: ajuda você a entender seus hábitos e, assim, corrigir manias.

Organize o trabalho em equipe

Se a bagunça envolve mais pessoas além de você, pode ser interessante usar aplicativos (para celular e desktop) de produtividade para equipes. Com eles é possível monitorar tarefas, pessoas, agendas, processos de todos os tipos e analisar os dados de tudo isso.

Quem são eles?

Trello: organizado em boards, permite criar cards com tarefas e demandar pessoas.

Asana: similar ao Trello, permite os mesmos recursos entre equipes diferentes.

Yammer: alternativa do Microsoft Office 365 para gestão de times de produção.

Anote as suas ideias com mídias

Foi-se o tempo em que você usava um bloquinho de papel ou post-it para não perder uma ideia interessante ou se lembrar do que precisa fazer. Alguns aplicativos trazem blocos de notas inteligentes, com recursos superúteis agregados, como fotos, clipes de áudio e links.

Quem são eles?

Evernote: captura e priorização de ideias, projetos e listas de tarefas no celular.

Google Keep: parte do Google Drive, guarda tudo na sua nuvem do Google.

OneNote: solução da Microsoft que oferece compartilhamento com múltiplos usuários.

Arquivos na nuvem

Escolher uma ferramenta para manter na nuvem os seus arquivos — não a sua cabeça — é essencial. Ter tudo o que você precisa à mão evita algumas dores de cabeça. Você pode guardar ou compartilhar com colegas documentos, apresentações de slides, contatos e outras mídias.

Quem são eles?

Vai depender de quais outros aplicativos você deseja adotar. A maioria deles é compatível com plugins capazes de integrá-los, mas pode ser legal adotar soluções mais completas, como as nuvens de Google e Microsoft, que se integram facilmente aos outros aplicativos.

Escolha uma para você:

Google Drive

OneDrive

iCloud

Dropbox

Conheça as opções de pós-graduação no Mackenzie

1910cookie-checkConheça 10 aplicativos para melhorar sua produtividade no trabalho
Sair da versão mobile