Trabalhar de forma organizada é meio caminho andado para ter um bom desempenho. Mas, com a correria do dia a dia, deixamos escapar prazos, informações e contatos, e a rotina se perde em um piscar de olhos. A solução pode ser utilizar a tecnologia a seu favor.
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Os smartphones, frequentemente apontados como vilões da distração, podem abrigar apps bem úteis para quem anda com a cabeça nas nuvens ou está com muitas tarefas a fazer.
Você vive esquecendo documentos? Está cansado quase sempre ou não consegue dar conta de tudo que precisa fazer? Tudo isso prejudica o seu desempenho no trabalho. Veja abaixo algumas dicas de aplicativos que podem ajudar a tornar seu dia bem mais produtivo.
Concentre-se nos seus objetivos
Mensageiro, rede social, vídeos de receitas incríveis, grupo da escola dos filhos, Tinder, podemos ficar aqui citando milhões de coisas que tiram a sua atenção… Mas você pode dar um gelo neles de vez em quando e bloquear algumas páginas de sites e até aplicativos.
Toda vez que você verifica e-mails, feeds sociais ou responde a notificações, sua mente precisa de 23 minutos para refazer o foco para voltar à tarefa, de acordo com um dos apps que vamos sugerir abaixo. É um custo fenomenal para toda a nossa força de trabalho e cada um de nós individualmente, enquanto nos esforçamos para fazer o nosso melhor.
Quem são eles?
Freedom: bloqueia sites e aplicativos, e você pode focar no seu fluxo de trabalho.
Headspace: rápidas meditações guiadas e SOS em caso de colapsos de stress.
RescueTime: ajuda você a entender seus hábitos e, assim, corrigir manias.
Organize o trabalho em equipe
Se a bagunça envolve mais pessoas além de você, pode ser interessante usar aplicativos (para celular e desktop) de produtividade para equipes. Com eles é possível monitorar tarefas, pessoas, agendas, processos de todos os tipos e analisar os dados de tudo isso.
Quem são eles?
Trello: organizado em boards, permite criar cards com tarefas e demandar pessoas.
Asana: similar ao Trello, permite os mesmos recursos entre equipes diferentes.
Yammer: alternativa do Microsoft Office 365 para gestão de times de produção.
Anote as suas ideias com mídias
Foi-se o tempo em que você usava um bloquinho de papel ou post-it para não perder uma ideia interessante ou se lembrar do que precisa fazer. Alguns aplicativos trazem blocos de notas inteligentes, com recursos superúteis agregados, como fotos, clipes de áudio e links.
Quem são eles?
Evernote: captura e priorização de ideias, projetos e listas de tarefas no celular.
Google Keep: parte do Google Drive, guarda tudo na sua nuvem do Google.
OneNote: solução da Microsoft que oferece compartilhamento com múltiplos usuários.
Arquivos na nuvem
Escolher uma ferramenta para manter na nuvem os seus arquivos — não a sua cabeça — é essencial. Ter tudo o que você precisa à mão evita algumas dores de cabeça. Você pode guardar ou compartilhar com colegas documentos, apresentações de slides, contatos e outras mídias.
Quem são eles?
Vai depender de quais outros aplicativos você deseja adotar. A maioria deles é compatível com plugins capazes de integrá-los, mas pode ser legal adotar soluções mais completas, como as nuvens de Google e Microsoft, que se integram facilmente aos outros aplicativos.
Escolha uma para você:
Google Drive
OneDrive
iCloud
Dropbox
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