Como ser efetivado depois do estágio?

O estágio é uma etapa fundamental na formação de todo profissional. Trata-se de uma experiência de muito aprendizado, em que se pode aplicar o conhecimento teórico no mundo do trabalho e complementar a formação acadêmica com a experiência do mercado.

Mas, melhor que um bom estágio, só mesmo ser efetivado e conseguir seu primeiro emprego de carteira assinada, e esse é o sonho de quase todo estagiário. Mas como atingir esse passo? Confira algumas dicas e saiba como transformar o fim do seu estágio no início de uma carreira de sucesso.

1. Estagie apenas onde você quer ser efetivado

Mapeie os locais onde deseja ser efetivado e direcione o seu foco para essas empresas. (Fonte: Fizkes/Shutterstock/Reprodução)

Todo profissional precisa de um plano de carreira, com estratégias e metas de curto e longo prazos. Isso se aplica desde o início da vida de trabalho como estagiário, por isso seu primeiro passo precisa estar na direção certa.

O estágio é uma tática. Mesmo que ele não remunere tão bem quanto outras opções, pode fazer sentido se é nessa empresa que você quer trabalhar. Por isso, o primeiro passo é escolher quais são as empresas que você admira e onde deseja trabalhar. Pondere cada uma. Você se enxerga trabalhando nelas? Se sim, ótimo. Caso isso não se aplique, mude de estágio assim que puder. Essa etapa precisa ser mais do que uma fonte de renda.

2. Aprenda sobre a cultura da empresa

O estágio ensina sobre o trabalho, mas algo mais importante se refere aos valores e à cultura da organização onde você deseja ser efetivado. Participar de reuniões, conhecer o perfil de liderança e a forma como a empresa funciona é algo possível somente para quem está dentro dela no cotidiano. Use sua colocação para entender o ambiente e conhecer a organização.

Isso será útil para consolidar a sua postura profissional. Por exemplo, se a organização em que você estagia pede uma vestimenta mais formal, sinalize nesse sentido vestindo-se de maneira menos casual — mas verifique também se essa cultura está alinhada aos seus valores (do contrário, repense buscar uma empresa que esteja).

3. Demonstre ser qualificado e resolutivo

Demonstre qualidades que a empresa busca em profissionais contratados por ela. (Fonte: Fizkes/Shutterstock/Reprodução)

É provável que você seja visto por muitos como o profissional iniciante para quem são destinadas as tarefas mais chatas, mas não deixe de demonstrar o seu valor sempre que possível. Lembre-se de que você tem um lugar privilegiado por estar na empresa que escolheu.

Uma boa maneira de demonstrar proatividade é usar seus conhecimentos acadêmicos para propor soluções aos problemas da empresa. Dialogue com seus superiores e procure colaborar com conhecimento na medida do que se sentir capaz.

Além disso, perceba quais são as competências dos profissionais que você mais admira. Por exemplo, eles dominam línguas estrangeiras? Fazem uso de softwares? Procure entender quais são os cursos que contribuirão para a sua efetivação, além da graduação.

4. Construa um bom networking

Outro ponto fundamental a ser destacado é que, como estagiário, você poderá iniciar uma rede de contatos com profissionais-chave da empresa. Não se está falando aqui em “puxar saco”. Isso, aliás, depõe contra você. 

Construa, em vez disso, relacionamentos profissionais consistentes baseados em demandas de trabalho concretas. Aproveite cada oportunidade para ser reconhecido pelo seu trabalho e nutra as relações que surgirem em seu cotidiano.

Seguindo essas dicas, você antecipará a postura esperada de um profissional e se tornará um funcionário desejado pela organização. Ah, e não esqueça: após se formar e ser efetivado, procure uma pós-graduação no Mackenzie!

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

45270cookie-checkComo ser efetivado depois do estágio?