Como se vestir na entrevista de emprego?

Toda entrevista de emprego carrega uma boa dose de ansiedade. Afinal, o sim ou o não que virá desse processo pode definir diversos aspectos da sua vida, mas o nervosismo começa antes mesmo de sair de casa: qual é a melhor roupa para vestir para a entrevista?

Fizemos aqui uma lista com os principais cuidados a serem tomados na hora de ir ao encontro da vaga de emprego dos seus sonhos. Confira essas dicas e tenha algumas cartas na manga!

1. Passe uma mensagem coerente

É importante que sua vestimenta esteja de acordo com o ambiente. (Fonte: Shutterstock/Fizkes/reprodução)
É importante que sua vestimenta esteja de acordo com o ambiente. (Fonte: Shutterstock/Fizkes/reprodução)

Sua roupa funciona como um cartão de visitas. Antes mesmo de falar, você já é lido por meio dos trajes que usa. Por isso, é importante pensar qual é a mensagem que se deseja passar, e é preciso que ela seja coerente.

Por exemplo, se a vaga for para um cartório, não é adequado ir de tênis e camiseta, mas uma roupa social pode cair bem.

Agora, se a vaga é em uma startup bem fluida, vale o inverso. O importante é fazer um “casamento” entre o seu estilo, a cultura da organização onde você deseja entrar e o cargo a ser ocupado.

2. Vista-se como você iria para o trabalho

Existe uma regra de ouro na moda: menos é mais. Mesmo estando bem vestido, o cotidiano de trabalho pede um pouco de sobriedade, então vale a pena dar esse tom desde a entrevista. 

Tente mostrar um pouco de quem você realmente é por meio das peças. Se sua forma de se vestir é um combo esporte fino (sapato social, calça jeans ou sarja, camisa social e um blazer nos dias frios), é isso que deve aparecer no candidato a uma vaga. Nada de recuperar aquele terno que você usou em um casamento há 10 anos. 

Uma atenção especial vale no caso das mulheres, cujo look costuma ter mais acessórios: economize nos itens chamativos. Use aquilo que realmente faz parte das suas opções cotidianas.

Aliás, se não vale mentir no currículo, também não vale passar uma falsa impressão no dia da entrevista. Seja você mesmo e, se precisar, repense seu estilo para além desse momento.

3. Pequenos detalhes fazem a diferença

Barba e cabelo aparados devem fazer parte da preocupação do entrevistado. (Fonte: Shutterstock/GaudiLab/reprodução)
Barba e cabelo aparados devem fazer parte da preocupação do entrevistado. (Fonte: Shutterstock/GaudiLab/reprodução)

Como você já deve ter percebido, o simples não tem erro. Isso vale para o modelo, as cores, os sapatos e vai além do traje. Por isso, vale a pena ficar de olho em outros elementos do look que também passam uma mensagem.

Se você não tem um guarda-roupa muito sofisticado, isso não é um problema. Mais importante do que a grife é o conjunto: cabelo com bom corte, unhas pintadas, perfume na dose certa etc.

Isso vale também para um botão faltando, por exemplo. Estar asseado é fundamental, e os pequenos detalhes contam muito. Mais vale uma camisa simples, mas bem passada, do que uma roupa cara e mal cuidada.

Se você seguir essas regrinhas básicas, vai demonstrar profissionalismo e permitir que a entrevista esteja focada no que realmente importa: suas habilidades e a oportunidade de contribuir com a organização.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Trilhas do Sucesso.

60650cookie-checkComo se vestir na entrevista de emprego?