Como se sair bem nas pegadinhas de entrevistas de emprego

É comum que durante entrevistas de emprego os recrutadores busquem alternativas para conhecer bem os candidatos em pouco tempo. Para isso, normalmente utilizam perguntas que parecem inocentes, mas que, na verdade, carregam pegadinhas capazes de enganar os entrevistados para fazê-los revelar diversos traços de sua personalidade e demonstrar quais são seus reais diferenciais, mesmo que não percebam.

(Fonte: Giphy)

Por isso, é importante levar esses truques em consideração na hora de se preparar para uma entrevista de emprego. Para ajudar nessa organização, nós separamos os questionamentos mais usados, segundo o site Business Insider, explicamos quais são os seus possíveis objetivos e como respondê-los da melhor forma possível. Confira.

Por que entrevistas de emprego têm pegadinhas?

(Fonte: Giphy)

As perguntas com pegadinhas não são feitas para constranger ou colocar o entrevistado contra a parede. Esse truque é utilizado para que o recrutador consiga entender como o candidato reage a situações desafiadoras e consiga identificar traços da personalidade dele em pouco tempo. Por isso, tente sempre manter a calma e utilizar a criatividade para resolver essas situações.

É importante lembrar que nem todas as perguntas da entrevista serão pegadinhas, por isso certifique-se de conhecer a empresa, a vaga e o profissional com quem vai conversar, pois isso ajudará a adquirir confiança para responder a todas as questões propostas.

As principais perguntas pegadinhas em entrevistas de emprego

(Fonte: Giphy)

Confira quais são as principais perguntas com pegadinhas utilizadas em entrevistas, quais são os seus objetivos e a melhor forma de respondê-las.

Como você se descreveria em uma palavra?

(Fonte: Giphy)

Com essa pergunta, normalmente os entrevistadores querem compreender a personalidade do entrevistado e verificar se ele é confiante. Ela pode ser uma pegadinha porque o candidato não sabe qual tipo de personalidade o gestor está procurando, por isso a melhor forma de respondê-la é utilizando uma palavra que possa ser desenvolvida para trazer à tona seus melhores traços.

Cite três de seus pontos mais fortes e três mais fracos

(Fonte: Giphy)

Esse pedido busca investigar sinais de incapacidade de trabalhar bem ou cumprir prazos. Ele pode ser traiçoeiro porque o que você e o recrutador enxergam como pontos positivos ou negativos pode ser relativo, então deixe claro como os pontos negativos podem ser minimizados pelos pontos positivos.

De que você mais se orgulha na sua carreira?

(Fonte: Giphy)

O objetivo desse questionamento é saber o quanto você gosta do seu trabalho e de que forma ele é importante na sua vida. Ele pode ser um truque porque o entrevistador também quer saber como você lida com o mundo externo, por isso deixe claro que sua carreira é importante para sua vida pessoal, mas que contribuir com a comunidade (empresa) também é motivo de orgulho.

Com que tipo de chefe e colegas você já se deu melhor e pior?

(Fonte: Giphy)

Aqui, a questão tem o objetivo de entender se você entra em conflito com pessoas facilmente. A armadilha está no fato de que você pode parecer alguém difícil de lidar, então para se sair bem foque nos pontos que fazem você se dar bem com os outros e pareça flexível ao apontar o que o incomoda.

Se você pudesse trabalhar para qualquer empresa, qual você escolheria?

(Fonte: Giphy)

Com essa pergunta, o recrutador quer saber quão leal você é. A pegadinha está no fato de que, no calor do momento, você pode citar empresas semelhantes à que está tentando entrar. A melhor forma de responder é apontar pontos positivos e negativos em diversas empresas e afirmar que precisaria estudar melhor cada uma para decidir qual de fato escolheria.

Já pediram para você comprometer a sua integridade por um supervisor ou colega?

(Fonte: Giphy)

Esse pedido busca avaliar sua moral e ética. Ele pode ser traiçoeiro porque o entrevistador quer saber como você gerencia assuntos delicados e se é capaz de revelar informações privadas de onde já trabalhou. Para responder, o ideal é não apontar qualquer prática interna de empregadores anteriores.

Por que você quer trabalhar aqui?

(Fonte: Giphy)

O objetivo dessa questão é saber o que o motivou a se candidatar para a vaga e quanto você pesquisou sobre a empresa. Ela pode ser um truque porque você pode priorizar os pontos que interessam somente a você, deixando os objetivos da empresa de lado. Então, para se sair bem, responda apontando o que você sabe sobre a empresa e como os seus objetivos vão ao encontro dos dela.

Conheça as opções de pós-graduação no Mackenzie

1830cookie-checkComo se sair bem nas pegadinhas de entrevistas de emprego