Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Quando você chega à fase de entrevistas de emprego, o seu currículo já foi analisado; portanto, o objetivo do recrutador é conhecer melhor o seu perfil. É importante saber como agir para demonstrar que você vai saber se portar perante colegas e superiores, bem como representar a empresa. Confira nove dicas de como se comportar para causar uma boa impressão.

1. Demonstre profissionalismo

A entrevista é o seu primeiro contato com a empresa que poderá ser seu trabalho por algum tempo, assim, é importante mostrar seu profissionalismo desde o primeiro momento. Chegue com alguns minutos de antecedência, demonstre educação a todos os funcionários com quem você tiver contato e habilidade para se comunicar com eles. Se tiver que esperar, mantenha a postura e levante-se ao cumprimentar o entrevistador.

2. Atente-se à linguagem corporal

Em uma situação de entrevista de emprego, é normal estar com a sensação de nervoso, mas isso não pode afetar sua performance. Uma das maneiras para controlar a tensão é cuidar da postura corporal. Evite cruzar os braços ou contrair demais os ombros. Isso demonstra insegurança.

Passar demais a mão no cabelo, bater as mãos ou fazer muitos movimentos repetitivos também reflete nervosismo. O ideal é ter as costas eretas e manter o contato visual com o entrevistador.

3. Prepare-se para cada entrevista especificamente

É fundamental pesquisar mais do que apenas o que o anúncio da vaga diz. Por isso, vá atrás de informações sobre a empresa e sobre a área. Hoje, com a internet, não existe desculpa para estar despreparado.

Mesmo que você esteja fazendo entrevistas de emprego para vagas nas quais não tem experiência, tente fazer conexões de atividades, cursos ou conhecimentos que você tenha e que possam ser usados no cargo em questão.

Além disso, esteja preparado em relação ao próprio currículo. Revise datas e as funções que desempenhou e pense em frases que resumam sua experiência. Demonstrar falta de conhecimento sobre a própria trajetória pode custar pontos na sua avaliação. Levar uma cópia do currículo consigo é sempre uma boa ideia.

Parte da preparação é a sua apresentação pessoal. Ir de camiseta a uma entrevista em uma empresa onde o dresscode é terno pode pegar mal, assim como o oposto também é verdadeiro.

Pesquise o dresscode da empresa para ir com as roupas adequadas.(Fonte: Hunters Race/Unsplash/Reprodução)

4. Não conte mentiras

Mentir sobre o currículo nunca é uma boa ideia. Mesmo que o entrevistador acredite, dificilmente você poderá sustentar a mentira durante o seu trabalho, junto a colegas e superiores.

É mais efetivo ser sincero, mesmo que isso signifique demonstrar não ter experiência em alguma área. Para driblar a situação, você pode contar habilidades suas que possam demonstrar como solucionar problemas no campo em questão e mostrar que você está disposto a aprender novas habilidades, isso também ajuda.

5. Evite respostas prontas

Se o entrevistador fizer a clássica pergunta sobre seus pontos fortes e fracos, evite frases prontas como “meu ponto fraco é me dedicar demais” ou “meu ponto fraco é priorizar o trabalho”. 

Procure ser honesto e sublinhar alguma área em que você tenha dificuldade, mas mostrando como tem aprimorado. Por exemplo, se você disser que não é muito bom com a criação de conteúdo para mídias sociais, pode adicionar dizendo que está realizando um curso na área (existem vários gratuitos).

6. Não fale mal de empresas anteriores

A hora da entrevista não é o momento de criticar as empresas pelas quais você passou, mesmo que haja motivo para isso. O entrevistador quer ver como você mantém o nível de profissionalismo perante a adversidade e de que modo você se comporta fora do ambiente do trabalho. Afinal, se você fala mal da empresa da qual saiu pode falar mal da empresa na qual quer entrar.

7. Seja comunicativo

Mesmo que não seja seu forte, prepare-se para falar com confiança e assertividade. Pense nas perguntas que normalmente são feitas e tenha roteiros de possíveis respostas para não hesitar.

8. Cuide-se nas mídias sociais

Em um longo processo seletivo, é normal que headhunters e entrevistadores analisem as redes sociais dos candidatos. Então saiba sempre se comportar em um nível adequado para as posições que você almeja.

9. Prepare perguntas inteligentes

Uma parte das entrevistas pouco explorada por candidatos é fazer perguntas inteligentes ao entrevistador. Caso haja a brecha, faça uma pergunta que demonstre o seu conhecimento sobre a área de atuação e a empresa. Isso demonstra que você fez o seu dever de casa e pode te ajudar a se sobressair em meio a concorrência.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: SB Coaching, Guia da Carreira, Vagas.com, Robert Half, Na Prática, Pra Valer, Pitágoras, Univali, Uniacademia, Zety, Upis.

51660cookie-checkComo se comportar em uma entrevista de emprego?