Como fazer um currículo Lattes?

A graduação não é o fim da jornada de estudos. Após a formação superior, é possível se especializar por meio de uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. A primeira se refere às especializações – elas são destinadas aos profissionais que querem adentrar ou se desenvolver no mercado de trabalho. Já a segunda se equivale ao mestrado e doutorado – é indicada para pessoas interessadas em seguir carreira acadêmica ou de pesquisa.

Quem se interessa por um programa de stricto sensu precisa cumprir uma série de requisitos, e criar um Currículo Lattes é uma das etapas necessárias. A seguir, entenda melhor sobre esse assunto.

O Currículo Lattes é muito solicitado para universitários, mesmo que não se limite a esse público.
O Currículo Lattes é muito solicitado para universitários, mesmo que não se limite a esse público.

O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes foi desenvolvido em 1999 com objetivo de salvar dados de docentes, pesquisadores, discentes e cientistas de todo o Brasil. Até então, essas informações eram armazenadas em formulários de papel, mas a lentidão do processo exigiu que uma nova tecnologia o substituísse.

A partir daí, surgiu a Plataforma Lattes, um site gratuito desenvolvido e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para pesquisadores.

Atualmente, o Currículo Lattes é considerado um padrão nacional quando se trata de registrar e consultar a vida educacional de pesquisadores, estudantes, professores e cientistas do país, sendo adotado por órgãos de fomento, tanto federais quanto estaduais, para disponibilizar bolsas de pesquisa.

Instituições educacionais também avaliam o documento em processos seletivos de pós-graduação stricto sensu. Por isso, é tão essencial que pesquisadores mantenham o documento atualizado.

Qual é a diferença entre Currículo Lattes e curriculum vitae?

O termo curriculum vitae vem do latim e tem como significado “trajetória de vida”. Este é um documento no qual são compartilhadas resumidamente as qualificações, a formação acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa que busca uma oportunidade no mercado de trabalho.

Já no Currículo Lattes é preciso mencionar de maneira mais detalhada toda sua produção intelectual relacionada à área em que atua. É possível contemplar informações sobre participação em eventos, produção e publicação de artigos, bem como apresentação de seminários, por exemplo.

O currículo é como uma vitrine para estudantes, pesquisadores, docentes e cientistas.
O currículo é como uma vitrine para estudantes, pesquisadores, docentes e cientistas.

Como fazer um Currículo Lattes?

Confira o passo a passo para criar seu perfil na plataforma Lattes.

1. Cadastro básico

A primeira etapa do processo de criação de um currículo é destinada ao cadastro das informações básicas. Para isso, acesse a plataforma e selecione a opção “cadastrar novo currículo”. 

Em seguida, insira nacionalidade, e-mail, senha de acesso e digite os caracteres da imagem. Depois, selecione o botão de “próximo”.

2. Informações pessoais

Na próxima página, você precisará preencher seus dados pessoais e inserir uma foto. É importante que essa imagem seja mais formal, afinal, a plataforma é voltada para o âmbito acadêmico.

Ao finalizar essa etapa, é só prosseguir. Em seguida será solicitado que preencha endereço e contato, tanto pessoal quanto profissional.

3. Formação acadêmica

A etapa destinada à formação acadêmica é a mais importante. Nela, é necessário inserir informações sobre sua graduação: nome da instituição, curso, ano de início e conclusão.

Se já dispõe de formação superior, mestrado ou doutorado, é preciso informar o título da dissertação ou da tese e o nome completo do orientador.

4. Atuação profissional

Na parte de atuação profissional, você deve colocar seus dados profissionais. Se ainda não estiver atuando na área, é só desconsiderar essa etapa e seguir para a próxima.

5. Área de atuação

Para finalizar, você terá de incluir a área de atuação e os idiomas que domina. No campo de idiomas, há três opções. Se tiver fluência em mais línguas, informe as que mais domina, levando em consideração o nível de leitura, escrita, compreensão e fala.

6. Confirmação dos dados

A próxima tela irá mostrar todos os dados informados. É imprescindível que seja verificado se eles estão corretos antes de confirmar. Se identificar algum erro, é só selecionar a opção editar. Caso contrário, é só selecionar a opção “enviar ao CNPq”. Seu Currículo Lattes estará disponível na plataforma em até 24 horas.

Toda vez que desejar informar sobre algum congresso, evento, palestras ministradas, grupos de pesquisas, cursos de extensão que participou ou qualquer outra atividade relacionada ao âmbito educacional, você poderá atualizar acessando o banco de dados com seu login e sua senha.

Fonte: Catraca Livre, Do it y, CNPq.

Este conteúdo foi útil para você?

51080cookie-checkComo fazer um currículo Lattes?

Cadastre-se na newsletter

E receba conteúdos exclusivos