Como elaborar um currículo atrativo para o mercado de trabalho?

Em tempos de desemprego e de isolamento social, provocado pela pandemia de covid-19, a apresentação de um currículo que impressione o empregador pode ser a diferença entre conseguir a vaga ou ficar em uma lista de espera interminável.

Para que os recrutadores tenham curiosidade em saber mais suas competências e habilidades, é preciso demonstrar já na primeira apresentação que seu nome deve estar incluído entre os que serão objeto de maior atenção. Mas, afinal, o que não pode faltar no seu currículo? Descubra abaixo!

Como fazer um currículo interessante?

Se a primeira impressão é a que fica, é importante ter um currículo atrativo, pois esse é o primeiro contato dos recrutadores com você. Para isso, listamos algumas dicas que podem lhe dar vantagem quando o assunto é conquistar a vaga dos sonhos!

1. Seja simples e objetivo

Sempre opte por uma apresentação simples e objetiva. Evite usar muitas cores e anexar foto (a menos que seja exigido pela empresa). Para os subtítulos utilize negrito. Isso facilita a localização das informações.

Quanto ao número de páginas, não há regra fixa. Quando o candidato já tem mais experiência profissional e diversas formações, certamente finalizará sua apresentação com mais conteúdo do que um candidato que está em busca do primeiro emprego. No entanto, currículos longos podem se tornar maçantes aos olhos do recrutador, então se mantenha objetivo.

Um currículo atrativo faz toda a diferença! (Fonte: Artem Podrez/Pexels)
Ter um currículo que chama a atenção é essencial. (Fonte: Artem Podrez/Pexels)

2. Tenha cuidado com a ortografia

Em primeiro lugar, observe se a ortografia está impecável. Esteja atento aos erros de concordância e outros comuns. Utilize fonte bem legível, como Arial ou Helvética, bem como espaçamento entre linhas de 1,5. Assim, a leitura será mais agradável. Se necessário, peça a outra pessoa que revise seu currículo antes do envio.

3. Atenção para o formato

Quando for salvar seu documento, utilize PDF. Isso evita que ele desconfigure no envio ou quando for aberto pelo destinatário. Dê preferência por nome de arquivo objetivo, como “nome + último sobrenome + a palavra currículo”. Isso facilita que encontrem seu documento quando houver interesse.

4. Evite o uso de jargões

Evite usar informações como “sou um colaborador dedicado”, “aprendo com facilidade” e tantos outros. Se está encaminhando uma proposta de trabalho, essas atribuições são o mínimo que esperam de você.

5. Não anexe documentos

Caso este não seja um pedido explícito, não se preocupe em anexar documentos ou cartas de referência ao currículo. Se você passar dessa primeira fase e o empregador considerar relevante, ele solicitará o que for importante para seguir na disputa pela vaga.

Uma apresentação breve e objetiva é uma ótima pedida! (Fonte: GeorgeMilton/Pexels)
Uma apresentação breve e objetiva é uma ótima pedida. (Fonte: GeorgeMilton/Pexels)

6. Seja sincero

Não mencione habilidades ou experiências que não tenha. Sua exposição de dados deve ser fiel, sob pena de ser descoberto como não confiável já na primeira entrevista.

7. Atente-se às mídias sociais

Recrutadores frequentemente buscam informações extras sobre o candidato nas redes sociais. Portanto, avalie suas postagens antes de torná-las públicas. Imagens, opiniões ou matérias controversas podem eliminá-lo da concorrência.

8. Seja confiante

Finalmente, na expressão popular: venda seu peixe! Expresse por que sua contratação pode ser significativa para a empresa. Recrutadores avaliam a positividade e autoconfiança dos candidatos.

O que não pode faltar no seu currículo?

Fique atento aos itens que não podem faltar na sua apresentação! (Fonte: SoraSchimazaki/Pexels)
Fique atento aos itens que não podem faltar na sua apresentação. (Fonte: SoraSchimazaki/Pexels)

1. Dados pessoais

Nome, telefone e redes sociais devem ser informados já no início. Isso facilita que consigam contatar você com facilidade e a qualquer tempo.

2. Histórico profissional

Se já tiver esses registros em carteira, informe ao menos quatro empregos anteriores e, a seguir, sua formação. Os recrutadores avaliam com cuidado sua experiência anterior, como setores em que já trabalhou e por quanto tempo permaneceu.

3. Formação educacional

Uma vez que já demonstrou sua experiência, é hora de acrescentar sua formação. Descreva sua graduação e especialização se as tiver. Cursos de pós e MBA são grandes aliados para se diferenciar dos demais. No entanto, observe se eles correspondem à área pretendida e se contribuem favoravelmente para a decisão do recrutador.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: UOL.

50591cookie-checkComo elaborar um currículo atrativo para o mercado de trabalho?