Como desenvolver o potencial criativo e driblar a ansiedade?

A busca pelo autodesenvolvimento, nos âmbitos pessoal, acadêmico ou profissional, oferece uma infinidade de caminhos, e nem sempre é fácil escolher por onde seguir. Uma das perguntas que podem surgir é: como desenvolver o potencial criativo nesse processo?

A resposta não é simples, porque há o envolvimento de muitos aspectos subjetivos, mas é importante se atentar para a forma de responder a esse tipo de questionamento por meio de atitudes, pois é fácil se deixar dominar pela ansiedade em momentos mais decisivos. 

Desenvolver o potencial criativo vai muito além de se conhecer ou definir quais são as metas e os objetivos de médio e longo prazos. Por se tratar de um aspecto bastante individual, é necessário tanto buscar se aprimorar constantemente quanto investir na saúde mental com a adoção de hábitos saudáveis.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A importância de respeitar o próprio tempo

Respeitar o próprio tempo e praticar atividades que proporcionem bem-estar é fundamental. Buscar referências e inspirações também auxilia, motiva e ajuda na escolha de um caminho para trilhar dentro do processo criativo. 

Afinal, o potencial de cada um precisa ser cultivado com bastante carinho para que se amadureça, e isso não vai acontecer sem muito trabalho. Para auxiliar nesse processo, selecionamos três livros que mostram a importância de driblar a ansiedade e promovem uma reflexão para o processo de escolha e mudança de hábitos.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

O jeito Harvard de ser feliz

Nada de ansiedade ou desânimo: nessa obra, Shawn Achor mostra o impacto da felicidade no desempenho acadêmico e profissional, abordando novas ideias sobre o tema de uma forma leve e divertida. Quem acredita que o sucesso vem antes da felicidade vai mudar de ideia depois de ler esse livro.

Um trabalho para amar

Um trabalho para amar faz parte da coleção de obras da School Of Life e busca oferecer uma reflexão para a forma como escolhemos trilhar a jornada profissional, mostrando que ser realista nesse processo pode deixar a vida muito mais leve e com escolhas mais consistentes.

Hábitos atômicos

O best-seller de James Clear pode ser muito útil em qualquer momento da vida ao explorar quanto uma mudança de atitude, por menor que seja, pode se transformar em um hábito que gere resultados de longo prazo. Ou seja, escolher como empregar melhor o tempo dedicado aos estudos pode se tornar um exercício muito mais simples de se realizar no dia a dia com a adoção de algumas técnicas específicas.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Encontrando o caminho

Encontrar equilíbrio não é simples, mas é importante não ter medo de mudar de ideia nem de aprender com as próprias experiências. Por mais que a ansiedade apareça em alguns momentos, ela também é relevante porque pode ajudar a encontrar aquilo que deve ser melhorado na rotina. 

Afinal, à medida que as dificuldades são superadas e passam a ser vistas com maior naturalidade, desenvolver o próprio potencial criativo começa a ser uma consequência muito bem-vinda desse processo. 

Fontes: Afya – Educação, Tecnologia e Saúde, UNICESUMAR, Escola Conquistadora.

77360cookie-checkComo desenvolver o potencial criativo e driblar a ansiedade?